Dá tempo, sim!

Por Francisney Liberato

Quanto mais gerenciamos o tempo, mais eficientes seremos nas atividades diárias.

Constantemente eu encontro muitas pessoas. Algumas entram em contato comigo para questionar sobre a gestão do tempo. O que todas essas pessoas têm em comum é a grande dificuldade de organizar o seu tempo em função das demandas que devem fazer.

A primeira tarefa que apresento para aqueles que desejam revolucionar o seu tempo é com a utilização de uma agenda, não importando se é física ou eletrônica. Indico que a pessoa a alimente com todos os seus compromissos, tarefas, atividades sobre qualquer área da sua vida. Vale ressaltar que a agenda deve estar sempre atualizada.

Quando afirmamos que tudo deve estar na agenda, é no intuito de dizer que as nossas tarefas e compromissos têm prazos determinados e, em alguns casos, até hora marcada.

Depois de ter a agenda atualizada em mãos, é importante criar uma rotina para fazer a verificação dela todos os dias, em outras palavras, no domingo você passa os olhos nos compromissos da semana. A cada dia, à noite, você olha o que deve fazer no próximo dia, além disso, no dia você deve ficar conectado com a agenda.

Um hábito que precisa ser adquirido para ter uma alta performance na gestão do tempo é a ocupação da mente com tarefas e atividades que sejam úteis. Insira na sua agenda todos os compromissos que devem ser cumpridos, pois ela será sua bússola para guiá-lo em meio ao emaranhado de responsabilidades.

Por que é importante ocupar a sua mente com tarefas e atividades? Em meu cotidiano, como um observador da vida, tenho notado que aquele adágio que diz: “Mente vazia, oficina do diabo”, é uma grande verdade, uma vez que se tivermos tempo disponível é provável que cumpriremos poucas tarefas e atividades, isto é, desperdiçaremos o nosso precioso tempo com coisas fúteis e inúteis.

Anote na cabeceira de sua cama: Quanto mais tempo você tem disponível, menos faz e não entrega. Quanto menos tempo você tiver disponível, mais tarefas, atividades e compromissos conseguirá realizar.

Há indivíduos que desejam mais tempo disponível para só então começar a agir. Há muitos estudantes que querem se dedicar aos estudos para concurso público, mas dependem de conseguir tempo para isso. Há funcionários que planejam realizar mais atividades para seus empregadores, porém alegam falta de tempo.

É preferível ter menos tempo, mas gerenciável, a buscar mais tempo com baixa organização. Pare de inventar desculpas para não fazer o que precisa ser feito; pense menos e faça mais!

Quanto mais fazemos, mais conseguimos fazer. Quanto menos fazemos, menos conseguimos fazer. Tudo isso é muito lógico e simples, entretanto, para que dê certo, depende do seu empenho, dedicação, foco e desejo de conquistar os seus sonhos e os seus objetivos.

Com toda a sua organização de tempo bem delineada, é provável que você tenha tempo para fazer tudo o que deseja, inclusive as tarefas de lazer ou tempo para o ócio contemplativo.

Sabe o que diferencia um ser humano executivo de um indivíduo procrastinador? O gerenciamento de tempo e a vontade de agir a todo instante de sua vida. Não deixe a vida levar você ao acaso, determine o que você quer fazer e passe com louvor por ela.

Quer gerenciar o seu tempo? Se sim, tenha uma agenda; sinta prazer em fazer atividades e tarefas; ocupe sua mente com obrigações úteis, esvazie-se de tudo que te atrapalha ou te tira a atenção no cumprimento dos seus objetivos e metas.

Para tudo o que desejamos fazer nesta vida, posso te afirmar: dá tempo, sim!

Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole” e “Fenomenal”.

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagram: clique-aqui

YouTube: clique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotify: clique_aqui

Saiba mais sobre o autor: clique-aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s