Mas

Por Francisney Liberato

Eles disseram a Moisés: Nós fomos até a terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por estas frutas. Mas os que moram lá são fortes, e as cidades são muito grandes e têm muralhas. Além disso, vimos ali os descendentes dos gigantes. Números 13:20

Os 10 homens corajosos trouxeram uma grande notícia para o povo de Israel. A terra que Deus deu a eles era boa, rica e cheia de frutos. Que cenário perfeito para cada um deles.

Se aqueles espias tivessem parado de contar os relatos até o primeiro cenário, ou seja, onde tudo está bom e perfeito, seria ótimo, mas a história não acabou naquele momento. A continuação da história começa com um “mas”.

As palavras “mas”, “contudo”, “nada obstante”, “todavia”, “porém”, “no entanto”, “não obstante”, “entretanto” são conjunções adversativas.

No primeiro cenário, acontece tudo de bom, já no segundo cenário, tudo de ruim.

As conjunções adversativas estão presentes em nossos dias. Creio que todos já passamos por situações do tipo: “sou inteligente, mas não consigo ser aprovado”; “estou feliz, porém, com dor de cabeça”; “trabalho bastante, contudo, falta grana”.

Os 10 espias disseram, em síntese: “a terra é boa, mas lá existem gigantes”. Essas conjunções anulam completamente o que ocorre no primeiro período do texto. Os “mas” da vida não nos impulsionam a continuar vivendo da melhor forma e mais tranquilos, enfrentando todas as dificuldades da vida.

O texto bíblico, em Números 13:20, relata: “Eles disseram a Moisés: Nós fomos até a terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por estas frutas. Mas os que moram lá são fortes, e as cidades são muito grandes e têm muralhas. Além disso, vimos ali os descendentes dos gigantes”.

Naquele momento parece que eles se esqueceram das palavras motivadoras de Moisés, e ficaram concentrados nos “mas” da vida.

Será que não estamos vivendo como aqueles 10 espias? Será que sempre teremos em nossas vidas conjunções adversativas? Saiba que viver dessa forma não é saudável para sua vida, pois constantemente haverá obstáculos e sabotagens para minarem as suas forças.

Como está a sua vida hoje? Deus quer que você se concentre nas boas-novas e mensagens positivas, jamais nos “mas” da vida. O Deus de Israel nos trata de maneira singular e única, e jamais vai deixar de estar ao nosso lado, não importa aonde formos.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Palestrante Nacional, Professor, Coach e Mentor. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz” e “Singularidade”.

http://www.francisney.com.br
Saiba mais sobre o autor: CLIQUE AQUI.
@francisneyliberato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s