O USO DE ALIMENTOS PARA PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Por Robson Siqueira

Atualmente há uma crescente preocupação com o corpo e os benefícios para uma vida saudável. De acordo com SANTAELLA (2019), várias pesquisas neste sentido, têm demonstrado êxito na influência e escolha de uma atividade que supra a demanda de cada participante. Desta forma a prática de atividade é bem estimulada anualmente, pincipalmente com a chegada de um novo ano.

Janeiro, início do ano, uma grande rede de televisão realiza o maior evento esportivo do Centro Oeste – “Corrida de Reis”. Muitos que por ali participam, conseguem desenvolver um treinamento afim de melhorar seu rendimento durante a prova. Este ano a 36º edição do evento contou com mais de 15 mil atletas inscritos, que enfeitaram e valorizaram o percurso de 10 km. Também pude sentir na pele toda essa emoção, fazer parte deste importante evento que abre o calendário nacional de corridas. Durante o trajeto pude notar muitas pessoas que demonstraram dificuldades em terminar a prova, acabaram desistindo de continuar a corrida. Aí surge uma questão: Será que elas conseguiram desenvolver um treinamento adequado e específico? Se alimentaram adequadamente para a corrida? Com a adoção da atividade física como parte integrante da rotina diária e sua estimulação praticada com regularidade e acompanhamento profissional, surgem dúvidas quanto à alimentação adequada para garantir aproveitamento dos exercícios e manter a saúde. Para responder algumas dessas questões vamos conhecer um pouco sobre o uso de alimentos para praticantes de atividade física.

Praticantes de atividade física devem ingerir alimentos especiais?
Na verdade, praticantes amadores não necessitam de uma dieta especial, mas sim ter uma alimentação equilibrada e adequada ao sexo, idade. Já para os desportistas profissionais ou atletas de elite, ao contrário dos amadores, devem ter o cuidado redobrado, ou a alimentação deve ser entendida como parte de um programa de condicionamento com características muito especiais, que serão definidas de acordo com as normas nutricionais decorrentes da intensidade, frequência, modalidade escolhida, tudo ajustado ao sexo, idade e estágio de preparo. Portanto, o programa alimentar do atleta jamais deve ser reproduzido ou copiado, pois estará inadequado para indivíduos sedentários.

Como a dieta pode influenciar na atividade física?
Não há dúvida de que o fornecimento correto de nutrientes e energia são essenciais na obtenção dos resultados esperados, otimizar o rendimento e até mesmo para melhorar lesões. Contudo, a alimentação não é o principal determinante do desempenho, porém responde principalmente ao treinamento, e não à dieta. Este é um aspecto importante se considerarmos a crescente busca por alimentos de composição modificada, que pode induzir uma melhora na performance e no desenvolvimento do atleta.

Os alimentos desenvolvidos para atletas funcionam?
São corretes entre praticantes de atividade física muitas informações distorcidas sobre os produtos com efeitos diversos, como aumento de massa muscular e diminuição do percentual de gordura, por exemplo. Como resposta ao mercado crescente, houve uma verdadeira explosão na oferta de suplementos nutricionais apresentados de diversas formas e de acesso facilitado em centros esportivos e academias. É importante informar para não induzir ao erro que tais produtos possuem propriedades ergogênicas de alguns compostos que alteram a capacidade de trabalho, e assim, contribuir para o desempenho físico. Contudo, o desempenho destes produtos resulta em respostas diferentes segundo a modalidade física e corporais anteriores ao início da ingestão, a qualidade da dieta e as características do condicionamento. O uso incorreto dos produtos nutricionais tem efeitos negativos, como sobrecarga do intestino, dos rins e do fígado.

Quais são os alimentos para praticantes de atividade física?
O programa alimentar do praticante de atividade física é fundamentado no controle de alimentos convencionais, cuja natureza, qualidade e horário de consumo são estabelecidos por um nutricionista, após a avaliação nutricional. Além dos alimentos convencionais, a dieta poderá conter, caso haja indicação, produtos definidos e específicos que incluem hidroeletrolíticos ou energéticos, alimentos proteicos, compensadores ou com aminoácidos de cadeia ramificada (Alimentos ricos em Isoleucina utilizada pelo organismo especialmente para construir os tecidos musculares). Especificamente, consumir os alimentos mais saudável que ajudam e enriquecem no desenvolvimento corporal.
Se você é praticante de atividade física amador e sem pretensões desportivas, a sua alimentação deverá ser basicamente equilibrada e saudável, evitando o consumo de produtos especiais que certamente no momento não trarão nenhum benefício. Caso você seja um desportista ou atleta profissional, se atente com a sua alimentação, fazendo dele uma parte de seu condicionamento físico, e procure um profissional da área para garantir o melhor programa alimentar fornecendo os nutrientes necessários para o desempenho corporal.

Professor Robson Siqueira da Cunha
Educador Físico e Personal Trainer – Cref 0200/MT
Pós-graduado em Treinamento Esportivo/UFMG

Graduação em Faculdade de Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT (2000) e Pós-Graduação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) na área de Treinamento Desportivo (2005). Atualmente é professor efetivo da PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ e Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisas em Esporte, Cultura e Sociedade/ UFMT. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Ginástica Laboral, Saúde e Prevenção de Doenças e Personal Trainer. Atua principalmente nos seguintes temas: Qualidade de Vida e Saúde e Composição Corporal.

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