DO ORGULHO À HUMILDADE

Faça download do arquivo: 05 Lição Esquematizada – Do orgulho à humildade

LIÇÃO 5

(25 a 31/01/2020)

Por Francisney Liberato Batista Siqueira

www.francisney.com.br

Tempo estimado de leitura: 11 min

“Quão grandes são os Seus sinais, e quão poderosas, as Suas maravilhas! O Seu reino é reino sempiterno, e o Seu domínio, de geração em geração” (Dn 4:3).

O orgulho tem sido considerado o verdadeiro pecado original. Ele foi manifestado primeiramente em Lúcifer, um anjo nas cortes do Céu. O orgulho levou à queda de Lúcifer, e agora Satanás usa esse orgulho para levar inúmeros outros à destruição.

Todos os dons que temos, tudo o que realizamos com esses dons vêm somente de Deus.

Qual é a sua avaliação sobre o seu orgulho?

1 NÃO É ESTA A GRANDE BABILÔNIA?

Deus concedeu a Nabucodonosor um segundo sonho. Dessa vez, o rei não se esqueceu do sonho. Mas, como os especialistas babilônicos haviam fracassado novamente, o rei convocou Daniel para apresentar a interpretação. No sonho, o rei tinha visto uma grande árvore (Reino/nação. Foi plantada no centro da terra) que alcançava o Céu (poder) e um ser celestial (Deus) ordenando que ela fosse cortada (juízo). Somente o toco e as raízes (retornaria a ser rei) deveriam ser deixados na terra. Interpretação: o rei viveria, por 7 anos como animal.

Um ano depois do sonho, ele estava admirando as edificações que havia construído, assim a sentença foi aplicada.

Qual é a sua dependência de Deus?

2 ADVERTIDO PELO PROFETA

Daniel não apenas interpretou o sonho, mas também indicou a Nabucodonosor uma solução: “Aceita o meu conselho e põe termo, pela justiça, em teus pecados e em tuas iniquidades, usando de misericórdia para com os pobres; e talvez se prolongue a tua tranquilidade” (Dn 4:27).

O esplendor e beleza do império, pelo menos em parte, foram conseguidos mediante a exploração de mão de obra escrava e negligência em relação aos pobres.

Os profetas do Antigo Testamento frequentemente advertiram o povo de Deus contra a opressão aos pobres.

Você tem escutado as advertências de Deus?

3 O ALTÍSSIMO TEM DOMÍNIO

Enquanto o rei andava em seu palácio e louvava a si mesmo pelo que havia realizado, ele foi afligido por uma condição mental que forçou sua expulsão do palácio real. Nabucodonosor pode ter sofrido de uma condição mental patológica chamada licantropia ou zoantropia clínica. Essa condição leva o paciente a agir como um animal. Nos tempos modernos, essa doença tem sido chamada de “disforia de espécie”, a sensação de que o corpo da pessoa é da espécie errada e, por isso, existe o desejo de ser um animal.

A sentença de Deus será cumprida, sendo assim, você compreende essa realidade?

4 LEVANTANDO OS OLHOS PARA O CÉU

Deus permitiu que Nabucodonosor fosse acometido por uma doença estranha, mas no fim Ele prontamente o restaurou a um estado mental sadio. Curiosamente, tudo mudou quando, ao final dos sete anos preditos pelo profeta, o rei enfermo levantou os olhos para o Céu (mudança na mentalidade de Nabucodonosor).

Mas essa história não é tanto sobre Nabucodonosor, mas sobre a misericórdia do Criador. O rei tinha perdido três oportunidades anteriores de aceitar o Deus de Israel como o Senhor de sua vida: (1) sabedoria excepcional dos jovens; (2) quando Daniel interpretou o seu sonho e; (3) quando os hebreus foram resgatados da fornalha ardente. Ainda permitiu (4) que Ele finalmente conquistasse o coração do rei e restaurasse ao seu ofício real.

Você tem levantado os olhos para o Céu?

5 HUMILDE E GRATO

Na carta escrita pelo rei, ele falou sobre seu orgulho e insanidade e reconheceu humildemente a intervenção de Deus em sua vida. Os monarcas antigos raramente escreviam qualquer coisa depreciativa a respeito de si mesmos, portanto, isso indica uma genuína conversão.

Evidentemente, o Senhor continua a mudar os corações hoje. A verdadeira grandeza consiste na verdadeira bondade.

O propósito de Deus de que o maior reino do mundo mostrasse Seu louvor estava então cumprido.

Por que é tão difícil para o ser humano se tornar humilde?

6 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Julgue as questões a seguir, marcando, Certo (C) ou Errado (E):

  • (____) Deus concedeu a Nabucodonosor um segundo sonho. Dessa vez, o rei não se esqueceu do sonho.
  • (____) Reconhecendo a gravidade do sonho, Daniel rispidamente expressou o desejo de que o seu conteúdo se referisse aos inimigos do rei. Porém, fiel à mensagem transmitida no sonho, Daniel revelou que se tratava do próprio rei.
  • (____) O orgulho de Nabucodonosor apenas o impediu de reconhecer a Deus.
  • (____) Felizmente, Nabucodonosor precisou aprender da maneira mais difícil. Quando esteve investido do poder real, ele não havia sido capaz de refletir sobre seu relacionamento com Deus.
  • (____) Apesar do conselho para se arrepender e buscar o perdão do Senhor, a vaidade implacável de Nabucodonosor fez com que o decreto celestial fosse executado.
  • (____) Durante seis anos Nabucodonosor foi um espanto para todos os seus súditos; por seis anos foi humilhado perante todo o mundo. Então sua razão foi restaurada, e, levantando os olhos em humildade ao Deus do Céu, ele reconheceu a mão divina no seu castigo.
  • (____) Os monarcas antigos sempre escreviam qualquer coisa depreciativa a respeito de si mesmos.

Gabarito:

1)  C – Lição de domingo;

2)  E – Lição de domingo;

3)  E – Lição de segunda-feira;

4)  E – Lição de terça-feira;

5)  E – Lição de terça-feira;

6)  E – Lição de quarta-feira;

7)  E – Lição de quinta-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s