Não comece o seu dia procrastinando

Por Francisney Liberato

Não deixe para depois o que tem que ser feito agora.

Em novembro de 2018, planejei assistir um grande evento automobilístico de Fórmula 1, na cidade de São Paulo. O voo de ida para o local do evento estava agendado para 5h40, e eu como de costume acionei o despertador no aplicativo do meu celular para me acordar às 4h. O dia anterior à viagem foi muito corrido e estressante, portanto, eu estava cansado. Um detalhe interessante é que a música do despertador é a mesma do toque do meu celular.

 Quando o despertador tocou no horário programado, eu apertei a função soneca. Você sabe o que significa a função soneca? É aquele momento que você não quer acordar, mas o despertador toca, e você aperta algum botão no aparelho para que ele prorrogue o tempo, ou seja, mais cinco ou dez minutos, dependendo de como você programou esta função no seu aparelho.

O despertador tocou novamente e eu acionei a função soneca; outra vez a música é tocada e eu prorroguei o tempo, pois estava muito cansado e precisava descansar. Resumindo a história, a música do despertador foi tocada diversas vezes e naquele momento eu percebi que havia recebido diversas ligações, não as atendi pelo fato da música de toque do celular ser igual ao da função soneca.

Acordei assustado e com a minha consciência pesada por ter descumprido o que eu havia combinado comigo mesmo, que era de me levantar quando o despertador fosse tocado. Eu achava que poderia dominar o tempo naquele momento, mas infelizmente não foi o que ocorreu. A função soneca tocou diversas vezes e recebi diversas ligações da pessoa que iria viajar comigo para São Paulo. E quando retornei as ligações, a pessoa disse: “Cadê você? Já estou dentro do avião? Corra, quem sabe você consiga ainda pegar o voo”.

Quando vi o horário pensei: “Perdi a viagem, que tristeza, pois além de desperdiçar o voo, perderia também o ingresso, a reserva do hotel, e ainda desfrutar de momentos únicos e espetaculares de assistir um campeonato mundial de carros de alta velocidade”.

Mesmo assim persistente como sou, coloquei a primeira roupa que vi na minha frente, fechei a mala, esqueci alguns objetos, porém corri para o carro e saí desesperadamente acelerando o carro a uma altíssima velocidade para tentar chegar com tempo no aeroporto e não perder o voo. Resumo da ópera: fui o último passageiro a entrar no avião. Ufa consegui! Mas a tensão, a preocupação e o estresse foram altíssimos.

Essa narrativa da viagem meio maluca é para demonstrar o poder negativo que a procrastinação exerce em nossas vidas, pois a procrastinação pode fazer com que você se sinta culpado por aquilo que você planejou, mas está adiando há muito tempo. Isso pode gerar uma cobrança interna em você que pode resultar em uma frustração por não ter ainda conseguido realizar os seus objetivos e metas que você propôs para a sua vida.

Não comece o seu dia procrastinando, isto é, deixando para depois, para o amanhã, para semana que vem o que pode ser feito agora. Alguns dizem: “Quero estudar, mas ainda não tenho tempo, e quando eu tiver tempo, com certeza serei uma pessoa estudiosa”. Tenho uma péssima notícia para você, esse tal de tempo é relativo porque você é quem faz o tempo, é você que tem o poder de estabelecer o tempo para executar o que foi planejado. Não adie, não procrastine a sua vida, sob pena de ficar estressado e frustrado, por não conseguir ter conquistas pessoais e profissionais, além de ficar atrasado no tempo.

Qual preço você está disposto a pagar para realizar os seus sonhos?  Quer ser feliz e realizado sem estresse, ansiedade, tensão etc.? Digo para você hoje: Não vale a pena procrastinar! Destrua a função soneca da sua vida! Como na minha história, a procrastinação poderia causar um transtorno ainda maior do que foi. Não postergue o que precisa ser feito hoje.

Comece o seu dia sendo resoluto! Guie a sua vida de forma planejada e não dependa da função soneca!

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

www.francisney.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s