Hipertensão

Por Deivis Teixeira

Num contexto geral da palavra encontrei no dicionário a seguinte descrição: Estado de tensão de qualquer coisa acima dos padrões normais. Mesmo que qualquer coisa acima da tensão normal pode ter esse significado, o termo é mais conhecido na medicina. A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”. Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação, como o uso excessivo de sal é um clássico e exemplo, o sedentarismo, o tabagismo e em alguns casos, o fator hereditário, dados indicam que indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também passar pela mesma luta. Entre os principais sintomas podemos destacar a dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.
O infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal são algumas das consequências maléficas da hipertensão, conhecida popularmente como uma “assassina silenciosa”.

Embora tenhamos varias informações sobre esse assunto, a ideia da meditação não é falar apenas da saúde física. Mas podemos tirar aqui um aprendizado interessante de vida. Quando o motivo da hipertensão é hereditário 30% dos filhos podem desenvolver a doença mesmo que cuidem de outros aspectos. Aproveitando a comparação, a Bíblia descreve que o pecado atinge uma marca muito maior de pessoas, 100% da raça humana são impactados por esse mal que assola a humanidade. Nos dois casos a morte é o prejuízo final e mais cruel que pode alcançar um de nós. Mas com uma diferença, no caso do pecado, a morte em questão é a morte eterna.

Pelo menos pra mim ficou bem claro que a melhor maneira de prevenir, de não sofrer os danos causados pela hipertensão é ter um bom estilo de vida, o cuidado diário do corpo, no tocante à alimentação, exercício físico e abstenção de vícios. Pra não perder a deixa, fica bem evidente que um estilo de vida correto com base nos princípios e valores cristãos é a melhor maneira de ter uma vida digna e alcançar a salvação em Cristo Jesus.

O assunto de hoje é tão sério que temos um Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. Celebrado sempre no dia 26 de abril esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente a quarta parte da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.
Normalmente, nesta data, o Ministério da Saúde e hospitais desenvolvem uma série de campanhas publicitárias que ajudam a fazer a população entender as causas e efeitos que a hipertensão pode provocar para a qualidade de vida da pessoa.
Então vamos seguir a prática usada para prevenção e alerta da hipertensão e tornar esse momento de Por do Sol e chegada de mais um Sábado para desenvolvermos a nossa campanha publicitária.
Hipertensão Espiritual, os cuidados que precisamos ter na nossa caminha até o céu!
Se a hipertensão é uma assassina silenciosa, não vamos permitir que o pecado seja o assassino da nossa vida. Nem silencioso nem barulhento.
Vamos fazer a escolha certa!
#EuPrefiroaVida

Com os devidos cuidados lhe desejo um Hiper Sábado e muita benção na sua vida!

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”
Romanos 6:23

Deivis Teixeira
-Bacharel em Teologia pela Universidade Adventista de São Paulo, UNASP, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil
-Ministério Pastoral, Ministério Jovem e Coordenador de Comunicação pela Associação Mato-Grossense da IASD
Educação Continuada em:
-Comunicação
– Advisory de Comunicação
– Global Adventist Internet Network
-Relações Humanas
-Desenvolvimento Empresarial e Empreendedorismo
-Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Cuiabá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s