Estudar só traz benefícios para você

PicsArt_04-18-03.51.12

Por Francisney Liberato

Estudar é a chave para transformar vidas.

Dentre as várias opções que estão ao seu dispor para que você tenha um presente e futuro melhor, e uma das mais importantes, necessárias e seguras, são os estudos. Creio que a educação é o caminho mais seguro e prático para que você progrida tanto em uma carreira profissional de sucesso como também para que você obtenha inúmeras vantagens para a sua vida pessoal.

Acredito que o ato de estudar implica necessariamente ter uma boa disciplina, planejamento, força de vontade, pois do contrário você entrará num círculo vicioso de mesmice, falta de perspectivas, desânimo e consequentemente o abandono da sala de aula. Para que essa tragédia não aconteça na sua vida é necessário que você estabeleça objetivos e metas para que os seus estudos tenham êxito. Um exemplo emblemático disso, é quando você decide estabelecer uma rotina sistemática de estudos, com o objetivo de ser aprovado em um concurso público. Para que esse objetivo seja alcançado é extremamente necessário e fundamental que você metodize um plano de estudos, contendo os seguintes itens: o cargo que deseja disputar, qual o tempo de estudos diário, qual será o seu tempo de estudo líquido, ou seja, o tempo que efetivamente dedicará aos estudos, quais técnicas de memorização utilizará. É necessário também que você faça uma pesquisa por bons materiais de estudos, e por fim desenvolva um cronograma diário, semanal, mensal, bimestral, trimestral e assim sucessivamente, para que através dessa rotina sistemática e intensa de estudos, você possa realizar seu sonho de ser aprovado em um concurso público.

Mas atenção: esse cronograma de estudos precisa ser bem planejado e bem executado. Não basta apenas fazer o planejamento de estudos, é importante que você faça um monitoramento diário para esse estudo seja executado na prática. Assim, planeje, execute, avalie as inconsistências, faça propostas de melhorias, e tente novamente. Essa metodologia é utilizando nas empresas, que é chamada de ciclo do PDCA que visa utilizar o controle e a melhoria contínua nos processos e produtos.

O ciclo PDCA é derivado das palavras em inglês, cujas siglas compõem: P do verbo “Plan”, ou planejar. D do verbo “Do”, fazer ou executar, C do verbo “Check”, checar, analisar ou verifica, A do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.

Você quer melhoras na sua vida? Quer ter sucesso na sua carreira profissional? Quer ter uma boa condição financeira para que você possa ajudar sua família e quem necessitar de sua generosidade e solidariedade? Então o que você precisa fazer é:  estudar, estudar, estudar.

Atualmente há uma grande mídia com relação aos estudos para concursos públicos, estudar nos dias atuais é amplamente divulgado, mas em termos de efetividade, percebo que as pessoas gastam muita energia para serem aprovados em concursos públicos, porém, se esquecem de fazer a tarefa diária, que é o de estudar, ou seja, sentar-se na cadeira e dedicar horas de estudos. Quantas horas de estudos são necessárias para que eu seja aprovado? A resposta para essa indagação é relativa uma vez que cada indivíduo possui as suas particularidades e cada um sabe a quantidade de horas que são necessárias para aprovação em concursos públicos. Quando estudei para concurso público, o máximo que consegui foi estudar 12h por dia, exceto nos finais de semana, em um período de vinte dias corridos.

É importante salientar que não existe um padrão de horas de estudos diários ou fórmulas mágicas para que você seja aprovado, o importante, é que você tenha primeiramente, uma avaliação de autoconhecimento. Agora, é óbvio de que quanto mais você estuda, mais aprende, e com certeza, a disciplina que por algum momento estava confusa, começa a clarear, conforme vou injetando conhecimento no meu cérebro.

Defendo a tese de que devemos estudar pelo resto da vida! Aprendi isso com a minha mãe, pois ela deixava muito claro: “Não importa o que aconteça na vida, nunca deixe de estudar”. Essas palavras dela ainda ressoam na minha mente constantemente. Essa frase de Francis Bacon é emblemática: “Gostaria de viver para estudar e não de estudar para viver”. Vale a pena estudar com esmero, dedicação, persistência, amor e alegria.

Estudar por obrigação pode destruir a sua vida. Pode ser que em determinada fase da vida, é necessário a intervenção dos pais, amigos, familiares para que não aja mudança de objetivos. Mas o ideal é que você estude de forma paulatina, de maneira totalmente livre sem imposições e com autoconfiança.

Não quero, mas sei que preciso. Pode ser que você não consiga compreender corretamente essa frase, contudo ela é muito importante, uma vez que nem sempre fazemos o que desejamos. Se a sua dificuldade é de estudar, tenha paciência, persistência e mantenha o seu foco rumo a vitória, em outras palavras, o atingimento do seu objetivo.

Essa pode ser uma luta desafiadora para muitas pessoas, entretanto é indispensável ser enfrentada, com intuito de mudar a sua vida, conforme nos ensina o professor Eduardo Galeano: “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”.

Saiba que se alguém que você conhece já foi capaz de atingir o objetivo de ser aprovado em um determinado concurso público, é provável que você também consiga alcança o mesmo resultado.

Estudar não apenas exercita a minha, como também protege de terceiros de má fé. A bíblia registra um alerta relevante, conforme relato do livro de Oséias 4:6 “(…) porque meu povo se perde por falta de conhecimento”. É muito fácil ser enganado pelas pessoas, meios de comunicação, governo, dentre outros, pela falta de estudo e conhecimento. Perceba que estudar com o objetivo é extremamente profícuo, além do mais, vai te ajudar a não ser enganado por pessoas de mau caráter.

É possível conseguir uma força extra para os estudos. Deus pode te conceder força e vontade de querer mudar essa realidade, veja o que diz o livro de Provérbios 2:3: “Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz”.

Assim, que você escolha mudar a realidade de sua vida e dos seus familiares por intermédio dos estudos. No começo pode até ser difícil, não obstante, com o tempo, isso vai se tornando normal na sua vida e você vai gostando dos livros. É como uma pedra bruta, que no início tem pouco valor, porém com o tempo, vai se transformando em uma pedra preciosa, de acordo como pensador e filósofo chinês, Confúcio, que afirmou:“Estudar é polir a pedra preciosa”.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

www.francisney.com.br

Ilustrado por xd_ego

Um comentário sobre “Estudar só traz benefícios para você

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s