O Tempo da Espera

Por Maria Carolina Borges Dal´Magro

Pois eu é que sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. Jeremias 29:11

O que esse verso diz para você? Bom, para mim representa o verdadeiro consolo de Deus àqueles que esperam nEle. Esperar, como alguns filósofos dizem, pode ser uma grande virtude, mas ela também pode ser vista como um desdobramento da fé. Fé, por sua vez, é a certeza das coisas que não se veem. A fé acompanhada da paciência, se torna a genuína demonstração de submissão à vontade dAquele que tem a regência de todas as coisas. Em suma: A paciência é a mantença da fé.

Ser paciente é um ato de fé que convém a competência em acreditar que há tempo para o cumprimento de todas as coisas e também, para aceitar que em qualquer circunstância difícil e incompreensível, há um propósito. Em outras palavras, cada situação adversa ou não, é necessária para a construção do amadurecimento, que lhe levará rumo ao destino que tanto almeja.

Temos muitos bons exemplos na vida cotidiana sobre a falta de paciência, pois de fato esperar não é uma tarefa fácil. Muitas vezes somos levados a pensar que nossos anseios devem ser materializados no nosso tempo e imbuídos de ansiedade e comparações, vivemos uma vida que não vale a pena ser vivida, por isso o alerta do versículo em questão é tão oportuno: “Eu é que sei os pensamentos que tenho a vosso respeito”, ou seja, acalma-te. Há um propósito que foge ao alcance dos seus olhos.

Alguns esperam pelo emprego dos sonhos, em ser aprovado num concurso público, ter estabilidade financeira. Outros anseiam em encontrar a pessoa certa, casar-se, ter filhos, se reencontrar com um ente que já se foi ou, de materializar um projeto, enfim, muitos são os sonhos do coração do homem e é preciso sabedoria para controlar o impulso do imediatismo que é intrínseco de nosso ser e entender que entre o tempo da espera e o encontro do alvo, há muita coisa a se fazer:

Uma frase da atualidade diz que “A vida que gostaríamos de viver e que ainda não vivemos, é devido as experiências que ainda não fomos submetidos”. Ou seja, para vivermos o que desejamos é necessário aprendermos algumas lições. É preciso vivenciar os processos da vida, quer sejam doces ou amargos. Vamos a um exemplo prático?

O esforço que a lagarta faz, para se libertar do casulo é um processo imprescindível e essencial, pois libera uma importante enzima para o fortalecimento do seu crescimento. Imagine se a natureza não contemplasse tal perfeição? Certamente haveria um desequilíbrio ecológico, com efeitos adversos ao ecossistema. Assim é na vida humana, entretanto, nosso problema é que estamos querendo que alguém corte o nosso casulo e facilite nosso processo para chegarmos logo no fim da promessa e, isso é o que aborta muita coisa em nossa vida. Entenda! Você não planta a semente em um dia para colher no outro. Existe um processo de crescimento até a colheita e Deus trabalha com processos.

Certa vez, um jovem cansou-se de se submeter a vontade de Deus e a esperar pelas coisas que tanto sonhava. Agindo por sua própria capacidade, se envolveu em caminhos errados. Deus, por sua vez, conhecedor do seu coração, em atitude de completa misericórdia observou que longe de sua proteção o jovem acabou por permitir a entrada de coisas aparentemente boas, mas que eram revestidas de péssimas intenções e que aos poucos o afastaria dos planos que Ele havia reservado. O caminho era tortuoso, deste modo, ao ver a teimosia do jovem em buscar razões humanas para sua permanência naquela situação, tratou Deus de providenciar o seu livramento (pelo qual apelidaremos aqui de “deserto”), para que ele entendesse uma importante lição e, no momento certo, encontrar-se com o que sempre sonhou.

O deserto é uma região em que ocorre pouca quantidade de chuva. Em virtude desta situação climática, a umidade é muito baixa e pouca vegetação se desenvolve ali. Nestas condições, a vida torna-se complicada para seres humanos e outras espécies animais.

O intuito da analogia da palavra “deserto”, tem como enfoque ilustrar os momentos mais áridos da existência humana. O deserto da vida é o lugar em que ninguém quer estar. É um estado de espírito onde não se vê saídas, nem possibilidades, nem esperanças. É o lugar onde forças humanas parecem não serem o bastante. Geralmente o deserto é um período onde não se tem respostas e a convivência com o barulho ensurdecedor do silêncio, parece ser insuportável. Você, alguma vez, já se sentiu assim? É natural tentarmos culpar as circunstâncias externas e, inclusive a Deus nesse período, mas é importante você saber que em nenhum momento Ele te prometeu uma vida sem sofrimentos, mas garantiu que estaria contigo lado a lado nas difíceis caminhadas da vida, se assim você O permitir.

Caminhar no deserto é entediante e exaustivo, mas caminhar COM DEUS no deserto é um privilégio, pois nesse terrível lugar, você encontra tempo para conversar com Ele, para chorar, desabafar, matar a saudade, enfim, você entende o valor desse momento tão paradoxo. O que até então era caos, se torna uma oportunidade de começar de novo, de retraçar a rota que te levará àquele sonho que parecia já não ter mais chances de acontecer. Aos poucos você começa a compreender o porquê foi preciso aquele processo e entende de uma vez por todas que a vida que você tanto sonha em viver, parte primeiramente, do seu desprendimento em ter o controle de tudo.

O que faz doer sempre ensina algo. Deus permite certas situações para nos moldar, e o que para nós parece algo impossível, para Deus é questão de Tempo. Permita que as circunstâncias mudem o que precisa ser mudado e não consinta que isso atinja a sua fé, mas pelo contrário, use a fé para mudar as circunstâncias a seu favor. Pode não fazer sentido hoje, mas lá na frente tudo ficará claro. Existem coisas que não nos cabe entender, e sim confiar. Honestamente, agir assim parece irracional, mas isso se chama fé.

O deserto nesse ponto alvo da nossa história é a oportunidade de se esbaldar das chuvas imateriais que vem dos céus e o melhor de tudo, de aproveitar o processo de transformação e amadurecimento. O que vem das mãos de Deus dura para sempre, não se esvai e nos trazem a verdadeira felicidade e plenitude. Aquilo que nos é dado das mãos do Senhor não se finda, por isso vale a pena esperar. Seus planos podem ser muito bons, não duvido disso, mas já imaginou viver os planos de Deus para você? Quanto ao tempo da espera, infinitamente maior será o tempo de desfrutar das bênçãos dos céus.

Há um trecho da música de Robson Fonseca que diz assim: “Por maior que sejam seus sonhos, o sonho de Deus é maior. Ele sabe o que você pede, mas o que Ele quer dar é melhor. Você hoje não pode entender, pois só pede o que cabe em suas mãos. Infinitos são os sonhos de Deus para você”.

O restante do capítulo de Jeremias 29, diz: “Passareis a orar a mim e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o senhor, e farei mudar a vossa sorte”. Espere!

Maria Carolina Borges Dal´Magro
Assessora Jurídica. Atuou na área criminal da 5ª Vara Criminal (efeitos gerais), 11ª Vara Criminal (audiências de custódia), 14ª criminal (cartas precatórias) todas de Cuiabá, 2ª Vara da Infância e Juventude (atos infracionais) e Vara Única de Poconé. Tribunal do Júri. Audiências admonitórias, justificação e instrução. Atualmente, atua como Assessora técnica jurídica da Presidência do Detran-MT (área correicional).

12 comentários sobre “O Tempo da Espera

    1. Realmente há um tempo pra tudo.li o texto agora e já havia recebido a quase uma semana, mas neste exato momento ele foi ideal e reconfortante. Parabéns 🙏🏻

      Curtir

  1. Olá. Assim como o outro artigo, esse também me fez chorar… As vezes as pessoas que não são tão proximas se tornam instrumentos de Deus para nos enviar mensagens para acalmar o nosso coração. Tenho vivido dias de muitas aflições, por não conseguir uma boa oportunidade de trabalho. E confesso que seu artigo foi reconfortante, acalento para meu coração, enviado diretamente por Deus.

    Parabéns! e que vc continue escrevendo.

    Curtir

  2. Saber que existem pessoas de tamanha sensibilidade nos faz acreditar que realmente a vida pode ser melhor. Seu outro artigo me emocionou, moça, mas esse de fato foi muito reconfortante para mim. Vivo momentos de muita ansiedade e saber que há esperanças para alguém com eu é maravilhoso. Não pare de escrever! vou começar a acompanhar o site para receber mais palavras como essas. Amém!

    Curtir

  3. Já vivi desertos na vida e esse momento é exatamente como vc descreveu, isolados em nossas próprias razões. Vc é abençoada, rica em valor. Seu texto me aliviou. Há esperança e é nisso que devemos crer.

    Curtir

  4. Estou passando por um vale. Um dos piores momentos da minha vida e através desse artigo eu repensei melhor sobre as decisões que preciso tomar em minha vida. de fato a vida que queremos parte em deixarmos Deus agir. Eu sei. a vida não é facil, mas viver a vida esmorecido é pior que não viver. Por isso, seu texto me trouxe a calmaria p meu vendaval, não foi por acaso que li isso e eu sei que Deus te tocou para que você mostrasse isso ao mundo. Eu não te conheço, mas me senti numa conversa intima com vc, pois eu senti que vc colocou o seu coração nessa mensagem, percebo delicadeza e destreza nas suas palavras, compreensão das coisas que nos acontece. Você conseguiu trazer com suas palavras a esperança para o meu coração. Realmente não tenho como te agradecer, mas desejo que vc seja muito abençoada, que sua vida seja ricamente abençoada. Vc merece o melhor, vc é joia rara nas maos do Senhor, que tudo que aconteça na sua vida seja tão grande quanto a sua grandeza de espirito. Obrigada Maria Carolina.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s