Earth Hour

Por Deivis Teixeira

Não é incomum ouvirmos alguém dizer, olha amigos, preciso ir porque tenho uma hora marcada com (…), e aí essa hora agendada pode ser com um médico numa consulta, alguma autoridade política, uma reunião de negócios ou ainda um encontro de relacionamento. O fato é que marcar um compromisso, definir uma hora do dia para fazer determinada atividade, faz parte do nosso cotidiano. Mas hoje escrevo sobre uma hora em específico, diferente daquelas que agendamos a cada dia ou semana, essa hora é anual. Ou seja apenas um hora do ano inteiro, hora essa dedicada para um fim em específico. Estamos falando da Hora do Planeta.A Hora do Planeta – ou Earth Hour – é uma iniciativa que acontece desde 2007. A edição desse ano está marcada para 30 de março de 2019, entre as 20h30 e 21h30.

Foi idealizada pela Rede WWF (World Wide Fund For Nature), e convida a sociedade civil e empresas no mundo todo a apagarem as luzes por uma hora, no mesmo horário. O símbolo do movimento é 60+.

O propósito de tal ação é promover maior conscientização acerca das mudanças climáticas e causar reflexões sobre suas consequências na biodiversidade e no modo de vida das pessoas.

Busca também ser um estímulo e um lembrete para que a população compreenda como nossos costumes diários causam impactos diretos na natureza.

A primeira ação da Hora do Planeta aconteceu em Sidney, na Austrália, e hoje é realizada em mais de 180 países e territórios.

O Brasil participa de forma ativa; centenas de monumentos costumam ser apagados na hora marcada.A vida nos ensina algo, que a Bíblia já diz a muito anos atrás. “ Há tempo para tudo debaixo do céu” e quanto mais cedo entendermos isso melhor será para nós.

Essa semana ouvi uma frase incrível que diz assim: Sonhos não foram feitos para serem vividos fora de hora. Impressionante seria se conseguíssemos equalizar isso e compreender que teremos uma hora adequada para cada momento da nossa existência.

Se pensássemos na base do “quem nunca”, poderíamos chegar à conclusão que todos nós já fizemos alguma coisa na hora errada. E depois mais à frente confirmamos que não era o momento ideal. Em contrapartida é muito bom quando a gente consegue fazer ou viver o que há de melhor na hora certa.

Um abraço apertado, um pedido de desculpas, o início de um novo ciclo, o recomeço de alguma parte da vida.Acertar a hora é crucial para o resultado final ser positivo. Quer ver um exemplo, Deus ao criar o mundo coloca o Sábado como dia de guarda e o faz sempre a começar no por do sol, na viração do dia seguindo o princípio bíblico do “Houve tarde e manhã o primeiro dia” e assim por diante. Então o dia começa com a parte escura e depois a parte clara. Por isso consideramos o início do sábado ao por do sol. Aí se alguém diz: Não! qualquer dia serve, o importante é escolher um. Haaa tudo bem se fizer em outra hora, o importante é fazer. Hummmm, não necessariamente. Tem coisas que não estão ou não foram feitas para se ajustarem ao nosso pensamento, mas sim para ter um padrão definido.

Portanto hoje, ao por do sol teremos a chegada de mais um Sábado e espero que na hora certa você esteja pronto pra receber esse dia com alegria e gratidão no coração.Foi com esse objetivo, que foi criada a “Hora do Planeta”, com a intenção de tornar relevante uma causa, criar uma cultura de preservação da natureza, respeito às forças naturais e a qualidade de vida do ser humano.Essa hora é fundamental para categoricamente expressar a relevância dessa causa. Inclusive eu desafio você a participar dessa ação, basta que você não use eletricidade por uma hora. Viva a “Earth Hour – 60 Minutos de Conscientização”, pode ser um momento para explorar a criatividade. Sendo assim, que tal um Jantar à luz de velas, uma Roda de Violão entre amigos, Brincadeiras usando lanternas com as crianças ou ainda a Observação do céu e das estrelas. Sinta-se desafiado e como ao por do sol já será dia 30 de Março, você poderá fazer parte desse movimento. Se fizer isso além de fazer parte dessa iniciativa, você terá o privilégio de fazer algo na hora certa, do jeito certo. Que tal tentar? Tenho certeza que se buscarmos fazer as coisas na hora certa, Deus também estará conosco na hora em que mais precisarmos.

Experimente e sinta o sabor de compreender o tempo ideal para cada situação da vida. E eu, como não quero perder a oportunidade, acho que chegou a hora de dizer…Feliz Sábado!

Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra”. Apocalipse 3:10

Deivis Teixeira

-Bacharel em Teologia pela Universidade Adventista de São Paulo, UNASP, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil
-Ministério Pastoral, Ministério Jovem e Coordenador de Comunicação pela Associação Mato-Grossense da IASD
Educação Continuada em:
-Comunicação
– Advisory de Comunicação
– Global Adventist Internet Network
-Relações Humanas
-Desenvolvimento Empresarial e Empreendedorismo
-Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Cuiabá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s