Como segurar o microfone em um discurso

Por Francisney Liberato

O microfone é bem empregado quando entendível pelo público.

O que é um microfone? É um instrumento de som que potencializa a voz, o qual, utilizado conjuntamente com a mesa de som, amplificador, caixa de som, dentre outros aparelhos, atendem a necessidade de um ambiente de apresentação.

Existem vários tipos de microfones, são eles: pedestal (é aquele que fica apoiado em uma base fixa); lapela (é preso a roupa por uma presilha); de mesa (fica sobre a mesa, apoiado em uma haste flexível); auricular (ele é fixado a orelha, de onde sai a haste que vai até a boca e capta o som; ou apenas o microfone tradicional.

Aqui seguem algumas dicas em relação ao bom emprego deste instrumento.

Como segurar o microfone tradicional em um discurso? Se você é um orador que se movimenta muito de um lado para outro, para frente e para trás, ou quem sabe, fica parado no centro do palco, desprezando a adequada movimentação no palco, é melhor usar o microfone como se fosse um pedestal. Como assim? Ao segurá-lo, o seu braço ficará estático, ou seja, o braço cuja mão segura o microfone ficará imóvel, para que não se afaste da boca, e dessa forma captar o som, e utilizar o outro braço para gesticular.

Com qual mão deve-se segurar o microfone? A mão que você deve segurar o microfone está relacionado com a sua preferência, podendo ser qualquer uma, inclusive recomendo que se reveze, ora empregando a direita, ora a esquerda. Pode-se alternar, a cada 10 min, até para descansar o braço. Deve-se ter cautela para evitar o excesso de troca, pois pode transparecer nervosismo e ofuscar o aprendizado.

É possível gesticular com o braço que estou segurando o microfone? Não é recomendável. Caso isso ocorra, os ouvintes terão dificuldades de escutar o palestrante, uma vez que o microfone não ficará fixado e direcionado para a boca.

Não beije o microfone. Sugiro colocar o microfone um pouco abaixo do queixo. Mantenha-se a uma distância onde a sua voz não saia nem muito alta, nem muito baixa. Ao mesmo tempo, cuidado para não aproximar muito da boca, pois pode arruinar a qualidade do som, deixando-o abafado e favorecendo a microfonia. O microfone não é para ser beijado, inclusive, isso evita a contaminação e o odor.

Não se apaixone pelo microfone. Nada de ficar olhando fixamente para ele, como se estivesse estabelecendo uma conversa íntima e apaixonante, por outro lado, faça questão de criar um vínculo visual com o seu público. Ressalto que não é recomendável deixar o microfone na frente do rosto.

Não utilize o microfone e o cabo como se estivesse pescando. Nos diversos auditórios, pode ser que encontre-se microfones com cabos. Tome cuidado, pois muitos oradores, pelo nervosismo e ansiedade, movimentam excessivamente o microfone, além de lidar com o cabo como se fosse uma linha de pesca, isto é, enrola o cabo, solta, puxa, enrola e assim sucessivamente. Esse fato dispersa a atenção do público.

Pode-se deixar de utilizar o microfone? Você deve avaliar se utiliza ou não o microfone, considerando o tamanho do ambiente, quantidade de pessoas, ruído, acústica, o volume da sua voz, enfim. Assegure-se de que, caso não utilize o microfone, sua voz seja audível pelo público.

Recomenda-se chegar com antecedência no evento e fazer todos os testes necessários para uma excelente explanação.

Empregue o microfone de forma tranquila e serena, com o objetivo de facilitar a comunicação e o aprendizado dos seus ouvintes. E bom discurso para você.



Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.
http://www.francisney.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s