A caminhada da vida

Por Francisney Liberato

A caminhada só termina quando chegamos ao destino.

Toda semana faço caminhada no Parque das Águas, ou em outro parque, em Cuiabá. Por ser um momento tranquilo, gosto de refletir sobre a vida, trabalho, relacionamentos, investimentos, entre outros assuntos. A cada passo dado, afloram insights, isto é, ideias que auxiliam na condução da minha vida.


Você sabe qual é o percurso mais longo do mundo para se praticar uma caminhada? Há discussões sobre o assunto, contudo o site “reddit.com” afirma que o maior percurso possui 21.212 km. Da Cidade do Cabo, na África do Sul, até Vladivostok, na Rússia, encontra-se a maior distância a pé, conforme dados do Google Maps. Mais de 14 meses de caminhada em 10 horas por dia através de alguns dos lugares mais perigosos do mundo.

Interessante notar que a caminhada da vida é muita mais complexa do que apenas uma caminhada de atividade física. O que quero chamar atenção é que devemos dedicar mais tempo e agir com sabedoria nessa jornada.

Estamos chegando ao final do ano de 2018, e neste ano percorremos muitas estradas. Algumas nos levaram ao sucesso, outras, nos conduziram ao fracasso. Segundo Cora Coralina, “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”.

O momento é de reflexão. Há necessidade de pontuar todos os acertos do ano, e verificar a possibilidade de melhorá-los no próximo ano, como também, elencar os erros, utilizando da sabedoria e inteligência para evitar que ocorra novamente.

Muitos não conseguirão terminar a caminhada deste ano. Já nós, temos a oportunidade ímpar de estarmos vivos para contemplar mais uma chegada. Por mais longa que tenha sido a sua caminhada, ainda assim, devemos continuar, em conformidade com os ensinos de Santo Agostinho: “Mesmo que já tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá mais um caminho a percorrer”.

É melhor chegar ao final de uma jornada do que desistir no meio do caminho. Se tudo deu errado, ainda assim, você tem motivos para agradecer, pois mais uma batalha será vencida.

Que esta caminhada da vida chegue ao seu destino de forma contundente e positiva. Que reconheçamos que os obstáculos são meros detalhes que nos faz crescer em sabedoria. Que possamos agradecer por tantas bênçãos recebidas. Que ecoemos pelo dom da vida. Que transmitamos paz aos corações aflitos. E por fim, que consigamos mentalizar as palavras da escritora americana, Ellen G. White, que diz: “Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que nos esqueçamos como Deus tem nos conduzido no passado”.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

www.francisney.com.br

Um comentário sobre “A caminhada da vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s