Incentive por um mundo melhor

Por Francisney Liberato

Fomente palavras boas para colher bons frutos dos indivíduos.

Liberato Siqueira da Cunha, meu querido pai, nascido na cidade de Poconé-MT, hoje apenas in memoriam.

Foi um homem de muito valor que viveu parte da sua vida no campo e não teve oportunidade de estudar. Era um grande mentor com imensa sabedoria.

Lembro-me de um fato que marcou profundamente minha vida. Ele estava com problemas de saúde e muito debilitado, mesmo assim insistiu para me acompanhar em um evento que eu estava organizando.  Eu deveria ter aproximadamente 18 anos.

Após o evento, eu estava ao seu lado, quando uma pessoa lhe abordou: “O senhor sempre acompanhando o seu filho”, ele respondeu, com a calma que lhe era peculiar: “Não importa as circunstâncias, para onde o meu filho for, eu sempre estarei ao seu lado“. Isso fez, e ainda faz, todo sentido na minha vida.

Incentive quando tudo estiver indo bem. É de extrema importância alimentarmos no cérebro o valor do incentivo, quando todas as empreitadas vão bem na vida. Isto é, se estamos fazendo bem as tarefas, com o incentivo, é possível torná-las ainda mais bem feitas.

Incentive, ainda mais, quando as circunstâncias não são boas. O indivíduo sem sabedoria, que critica em todos os momentos, bons ou maus, não compreende que essa ação poderá destruir sonhos em construção. Por isso devemos, ao invés de criticar, entusiasmar, quando as ações ou omissões dos indivíduos, não sejam, a princípio, as que gostaríamos que fossem.

O elogio proferido por entes queridos tem um significado imensamente positivo, já a crítica possui um impacto terrivelmente destrutivo.

Os humoristas mato-grossenses Nico e Lau apresentam no seu show de humor uma piada em que dizem que o bom mesmo é falar mal das pessoas por de trás e não pela frente; brincadeira ou não, o fato é que isso acontece em nossos relacionamentos.

Um das leis da autorresponsabilidade cunhada pelo escritor Paulo Vieira diz: “Se é para criticar os outros, cale-se”. Sonho com o dia em que esse princípio seja utilizado de forma verdadeira e sábia pelos seres humanos, pois resultaria em um mundo melhor.

Em suma, seja uma pessoa que pronuncie palavras boas e do bem, e se sentir tentado a agredir com palavras, a estratégia mais sábia é calar-se, como bem alerta a Bíblia em Tiago 1:19: “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se”.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

www.francisney.com.br

Um comentário sobre “Incentive por um mundo melhor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s