Por Francisney Liberato
A maçã é o fruto da macieira, árvore da família Rosaceae, com tronco de casca parda, lisa e copa arredondada que chega a 10m de altura. Existem mais de 2,5 mil espécies de maçã. A fruta é originária da Ásia e da Europa. Sua safra é de janeiro a abril. O cultivo exige clima temperado. Uma fruta com aproximadamente 150g e 90 calorias.
Ela é rica em fibras, vitaminas B1, B2 e sais minerais (fósforo e ferro). Auxilia o bom funcionamento intestinal, contém propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais, previne o envelhecimento precoce. Colabora com a higiene bucal, limpando os dentes e fortalecendo as gengivas.
Mas, qual é a utilidade da maça para quem fala em público? Sabemos que comunicar em público, requer, além da preparação de conteúdo, um apresto do corpo, e principalmente da voz.
A maçã funciona como um adstringente, ou seja, limpadora natural da boca e da faringe. Ela raspa a superfície desses dois órgãos, evitando que a saliva grossa chegue à laringe, o tubo no início do pescoço onde a voz é produzida. “A maçã retira as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, deixando a saliva mais rala e favorecendo a articulação das palavras”, afirma a fonoaudióloga Gisele Gasparini, do Centro de Estudos da Voz, em São Paulo.
Degustando-a, é proporcionado exercício de todos os músculos responsáveis pela articulação da fala: os lábios, as bochechas, a língua e os músculos interiores da boca, além de eliminar a tensão na região do aparelho fonador.
O provérbio inglês nos orienta sobre o consumo da fruta: “Consumir uma maçã por dia mantém o médico distante”, A fruta deve ser ingerida constantemente e incorporada no dia a dia para garantir uma voz mais limpa e articulada. Se quiser, pode consumir antes de falar em público.
Assim, use e abuse da maçã, pois ela ajuda na produção da voz! E a sua garganta e voz agradece.
Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.