Sofra as penalidades

Por Francisney Liberato

É importante entender o valor das boas escolhas. Saber penalizar-se pela má escolha trará um olhar mais apurado ao que realmente deve ser cumprido.

Falar sobre autocontrole envolve muitos aspectos que devem ser ativados em nossa vida, a fim de galgarmos melhores resultados.

A terceira lei do físico Isaac Newton dispõe que toda ação gera uma reação, em outras palavras, uma ação positiva gerará efeitos positivos, por outro lado, uma ação negativa gerará consequências negativas.

Já mencionamos que ao ter uma atitude positiva, sob o ponto de vista do autocontrole, é necessário criar um sistema de recompensas, por exemplo, se deixou de comer doce durante a semana, você poderá estipular uma recompensa para tal atitude positiva, como, por exemplo, assistir a um filme, com direito a sobremesa, no final de semana.

Contudo, uma ação realizada de forma negativa, na qual se quebram compromissos firmados consigo mesmo, deverá ser penalizada, para isso devemos estabelecer um sistema de penalidades.

Exemplos de penalidades que podemos estipular: deixar de sair com os amigos, não comprar uma roupa nova, não poder comer uma sobremesa, ter que estudar 20% a mais do que a quantidade de horas estipuladas, não poder jogar futebol ou praticar uma outra atividade física, suspender a utilização das redes sociais por dois dias, e outras limitações que podem ser criadas para fazer com que você respeite o compromisso do autocontrole.

Assim como no sistema de recompensas haverá uma finalidade de fortalecer o nosso autocontrole, no sistema de penalidades funciona da mesma forma.

Ao errar, falhar, ou quebrar algum compromisso feito consigo mesmo, é extremamente importante que você sofra alguma penalidade, uma vez que isso transmitirá uma mensagem para o seu cérebro de que é importante manter-se focado com o compromisso do autocontrole.

As penalidades devem recair sobre aquilo que é de sua preferência, do seu prazer pessoal para se divertir. Tire de si mesmo os privilégios que mais valoriza, pois só assim o efeito da penalidade será positivo.

Que possamos entender e encarar essa nova postura quanto ao sistema de penalidades, para que assim possamos ter maiores responsabilidades. Ter autocontrole é ter melhores resultados.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência” e “Legado”. 

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagram: clique-aqui

YouTube: clique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotify: clique_aqui

Saiba mais sobre o autor: clique-aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s