Reprogramando o cérebro do passado

Por Francisney Liberato

O excesso de passado traz aos dias atuais o maior impacto emocional da história da humanidade: a depressão. A orientação bíblica é clara quando nos alerta a esquecermos das coisas passadas, a fim de nos abastar de esperança do futuro que Ele tem escrito para nós.

Qual a finalidade das coisas passadas? O que esperar do tempo transcorrido? Você é do tipo que gosta de ficar “surfando” no que já passou? Por que muitos adoram concentrar-se no que já ocorreu? Viver demasiadamente no pretérito pode ser fatal para a sua vida.

Frases como “No passado era muito melhor” mostram como o seu cérebro tende a resgatar o que já aconteceu de ruim, de maneira “romantizada”. Tome cuidado para não se enclausurar nesse tempo, abstraindo-se de certas lições importantes, que determinarão o seu futuro.

É claro que esse retrospecto é importante para entender algumas situações já ocorridas e que atualmente estão se repetindo. É importante conhecer o passado e encará-lo de frente, com seus acertos e erros, mas é indispensável alertá-lo de que viver a vida voltado a esse retrospecto certamente o impedirá de reconhecer as belezas do presente e futuro.

O presente diz muito sobre quem somos, por isso é de suma relevância viver nele. Muitos acabam depositando seu foco e energia naquilo que já ocorreu, devido a inseguranças, insatisfações, dependências, dentre outros.

E como utilizo o passado para me favorecer? O passado pode servir como um grande aliado na nossa evolução e aprendizagem, por isso deve ser encarado de frente, como de fato é, no tempo determinado a isso, a fim de refletir acerca de erros cometidos anteriormente, para que, conscientemente, haja a mudança necessária no presente e um futuro melhor.

Entretanto, jamais pesquise o seu passado com a finalidade de encontrar fatos que afetaram você profundamente, e dessa forma ficar preso a ele, em outras palavras, remoer aquilo que já aconteceu. Isso, com certeza, afetará assustadoramente o seu presente. Uma frase popular diz: “Os tolos falam do passado, os sábios do presente, e os loucos do futuro”.

Você não pode ficar discutindo o passado e perder a esperança do futuro. Entristecer-se pelo passado vai afetar o seu futuro. Fazer um retrospecto dele, a fim de aparar o que é necessário, é notável, contudo, isso nunca deve ofuscar o seu futuro, fazendo com que perca as oportunidades que adiante estão reservadas.

Ter objetivos e uma direção a seguir te fará estar mais conectado. Você não pode escolher de onde veio ou mudar o que aconteceu, mas conseguirá escolher para onde quer ir. Por isso é importante viver o presente, nos termos do provérbio árabe: “O passado fugiu, o que você espera está ausente, mas o presente é seu”.

Desapegue do passado! Viva o presente e agarre o seu futuro. Que você possa reconstruir a sua vida, a fim de viver intensamente os sonhos que Deus tem reservado para você. O seu passado só serve para lembrar como Deus tem cuidado de você e te levado para um futuro inexplicável, como você sempre sonhou viver. Concentre-se em atingir os seus objetivos. Afinal, a regra bíblica é: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”, conforme descrito em Filipenses 3:13,14.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência” e “Legado”. 

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagram: clique-aqui

YouTube: clique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotify: clique_aqui

Saiba mais sobre o autor: clique-aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s