Seja bom!

Por Francisney Liberato

Seja um bom estudante em todas as áreas da sua vida.

A princípio, todos nós desejamos e lutamos incansavelmente para ser bons em nossas vidas. É fato que algumas pessoas conseguem esse feito; já outras, não. Alguns têm muitas dificuldades, e outros nem tanto.

Em minha caminhada de estudante e concurseiro, observei e analisei a vida de muitos estudantes e percebi que em alguns colegas e amigos se via comprometimento e organização para estudar, isto é, eles eram bons alunos, pois assistiam às aulas, anotavam os pontos relevantes, faziam as tarefas, eram organizados, enfim. Em uma perspectiva natural e superficial, era perceptível que esses indivíduos conseguissem sucesso e aprovação nos certames, porém não era o que de fato ocorria.

Eles eram bons alunos, todavia, o resultado não chegava.

Acima de ser um bom aluno, entendo que devemos não apenas ter todas as características supracitadas, mas também buscar ser bons estudantes.

Estudar é um estilo de vida e deve ser algo agradável e prazeroso, e jamais devemos encarar como uma obrigação, pois, assim, torna-se torna cansativo e desgastante.

Mas o que vem a ser “bons estudantes”? Compreendo que estudante é aquele que diante do cenário existente na sua vida, ou seja, material de estudo, organização, conteúdo e outras coisas mais, é um ser humano que estuda verdadeira e religiosamente.

O foco da nossa vida não é ser um sujeito passivo e inerte, como é o caso de um bom aluno, mas sim ser um sujeito ativo e dinâmico, como é o caso de um bom estudante.

Estudante é aquele que estuda. Estudante é aquele que se dedica. Estudante é aquele que tem compromisso com seus propósitos. Estudante é um indivíduo persistente. Estudante é aquele que estuda e aprende porque gosta e aprecia o conteúdo. Estudante é aquele que deseja ser aprovado em um concurso e faz por merecer. Estudante é aquele que lê, escreve, entende, aprende e aplica. Estudante é aquele que estuda não por obrigação, mas sim por satisfação.

É certo que devemos ser bons em nossas vidas. À nossa frente e em nossa perspectiva, temos a capacidade de escolher entre ser um bom aluno ou ser um bom estudante. Em qual grupo você se encaixa? A qual grupo você deseja pertencer? O que você tem feito para pertencer ao grupo dos estudantes?

Francisney Liberato é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”. 

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagram: clique-aqui

YouTube: clique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotify: clique_aqui

Saiba mais sobre o autor: clique-aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s