DA FORNALHA AO PALÁCIO

Faça download do arquivo: 04 Lição Esquematizada – Da fornalha ao palácio

(18 a 24/01/2020)

Por Francisney Liberato Batista Siqueira

www.francisney.com.br

Tempo estimado de leitura: 16 min

“Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei.” Dn 3:17

A ideia de enfrentar ameaça de morte por causa da questão da adoração possa parecer algo de uma época pré-científica e supersticiosa, as Escrituras revelam que no fim dos tempos, quando o mundo tiver “avançado” grandemente, algo semelhante ocorrerá, mas em escala mundial.

Você adora Deus em meio a situação de morte?

1 A ESTÁTUA DE OURO

Cerca de vinte anos podem ter decorrido entre o sonho relatado no capítulo 2 e a construção da estátua (aproximadamente 30m de altura e 3m de largura, e não se assemelhava a uma figura humana)).

A fim de comunicar aos seus súditos que seu reino duraria ao longo de toda a História e exaltação própria, o rei construiu uma estátua para evocar seu poder e, assim, avaliar a lealdade de seus súditos. Embora não esteja claro se a estátua pretendia representar o rei ou uma divindade, devemos ter em mente que, na Antiguidade, as linhas que separavam a política da religião eram muitas vezes indistintas, se é que existiam.

O rei reconheceu o verdadeiro Deus, quando concluiu que os jovens hebreus eram dez vezes mais sábios do que os sábios de Babilônia e, quando revelou o sonho e a sua interpretação. Essas lições anteriores da teologia não impediram Nabucodonosor de voltar à idolatria. Por quê? Provavelmente, por causa do orgulho e vaidade.

Qual é o nível do seu orgulho e vaidade?

2 O CHAMADO À ADORAÇÃO

A estátua de ouro na planície de Dura, cujo nome em acadiano significa “lugar murado”, dava àquela área murada a impressão de um vasto santuário. Como se não bastasse, a fornalha próxima podia muito bem lembrar um altar. A música babilônica devia ser parte da liturgia. Sete tipos de instrumentos musicais foram listados, como que para transmitir a perfeição e eficácia do protocolo de adoração.

O Apocalipse declara que seis categorias de pessoas oferecem sua lealdade à imagem da besta: “os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos”. O número da besta, que é 666, também enfatiza o número seis. Isso mostra que a estátua erguida por Nabucodonosor é justamente uma ilustração do que a Babilônia escatológica fará nos últimos dias.

A quem você tem adorado?

3 A PROVA DE FOGO

Seguindo as instruções dadas pelo rei, todas as pessoas, ao som dos instrumentos musicais, curvaram-se e adoraram a estátua de ouro. Somente os três (Sadraque, Mesaque e Abede-Nego – que eram administradores do rei) ousaram desobedecer ao rei. Imediatamente, alguns babilônios levaram a questão à atenção do monarca. Apesar de sua fúria contra eles, o rei ofereceu aos três homens uma segunda chance. Ele estava disposto a repetir todo o procedimento para que aqueles homens pudessem se retratar e adorar a imagem. Se eles se recusassem a obedecer, seriam jogados na fornalha ardente. E Nabucodonosor encerrou seu apelo com uma afirmação muito arrogante: “E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?” (Dn 3:15).

Responderam ao rei: “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, Ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste” (Dn 3:17, 18).

Nas “provas de fogo” da vida, você tem declarado e confiado em Deus?

4 O QUARTO HOMEM

Os fiéis hebreus foram jogados na fornalha, que o rei mandou esquentar 7 vezes mais, o calor era tão intenso, que as labaredas mataram os soldados que jogaram os três jovens lá dentro. Nabucodonosor ficou perplexo ao perceber a presença de uma quarta pessoa (Jesus Cristo) em meio ao fogo. Eles viram quatro homens andando soltos na fornalha.

Após isso, o rei chamou os jovens para saírem da fornalha. O fogo não tinha queimado nem um cabelo das suas cabeças, as suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça.

O rei gritou: Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ordeno que qualquer pessoa, seja qual for a sua raça, nação ou língua, que insultar o nome do Deus dos hebreus seja cortada em pedaços e que a sua casa seja completamente arrasada. Pois não há outro Deus que possa salvar como este. Então o rei Nabucodonosor colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes na província da Babilônia.

Deus declarou em Isaías: “Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Is 43:2).

O relato de Daniel foi um caso em que os fiéis foram livrados de forma extraordinária, mas, como sabemos, essas coisas geralmente não acontecem.

Deus permanece com Seu povo em suas provações, você crê nessa promessa?

5 O SEGREDO DE UMA FÉ VITORIOSA

Apesar de perceberem que poderiam ter morrido, como muitos outros haviam morrido, eles permaneceram firmes.

Algumas pessoas têm uma percepção quantitativa da fé; elas medem sua fé pelas respostas que parecem receber de Deus. Elas vão ao shopping e oram por uma vaga no estacionamento. Se elas conseguem uma vaga logo na chegada, concluem que têm uma fé forte. Se todas as vagas estão ocupadas, elas podem pensar que sua fé não seja forte o suficiente para que Deus ouça suas orações. Essa compreensão da fé torna-se perigosa porque tenta manipular Deus e não considera Sua soberania e sabedoria.

A verdadeira fé, manifestada pelos amigos de Daniel, é medida pela qualidade de nosso relacionamento com o Senhor e sua resultante confiança absoluta Nele. Eles escolheram fazer a coisa certa, a despeito das consequências.

Como exercitar a fé todos os dias, mesmo nas “pequenas coisas”?

6 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Julgue as questões a seguir, marcando, Certo (C) ou Errado (E):

  • (____) Não satisfeito em ser apenas a cabeça de prata, o rei queria ser representado por uma estátua inteira de ouro, a fim de comunicar aos seus súditos que seu reino duraria ao longo de toda a História.
  • (____) O rei não havia reconhecido a superioridade do Deus de Daniel. Mas, surpreendentemente, essas lições anteriores da teologia não impediram Nabucodonosor de voltar à idolatria.
  • (____) A estátua de ouro na montanha de Dura, cujo nome em acadiano significa “lugar murado”, dava àquela área murada a impressão de um vasto santuário.
  • (____) O número da besta, que é 686, também enfatiza o número seis.
  • (____) Embora eles ocupassem cargos no império e fossem contrários ao rei, sua fidelidade a Deus estabelecia um limite à sua lealdade humana.
  • (____) Tendo jogado os fiéis hebreus, Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha, Nabucodonosor ficou perplexo ao perceber os jovens em meio ao fogo.
  • (____) A verdadeira fé, manifestada pelos amigos de Daniel, é medida pela qualidade de nosso relacionamento com o Senhor e sua resultante confiança absoluta Nele.

Gabarito:
1)  E – Lição de domingo;
2)  E – Lição de domingo;
3)  E – Lição de segunda-feira;
4)  E – Lição de segunda-feira;
5)  E – Lição de terça-feira;
6)  E – Lição de quarta-feira;
7)  C – Lição de quinta-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s