Abandone as suas roupas

Por Francisney Liberato

Não vale a pena apegar-se às roupas velhas. Abra o guarda-roupas da alma e vista-se do “novo”. O seu futuro aguarda a sua opção.

Eu sou do tipo de pessoa que gosta de rotina e de organização. Seja na vida profissional, no estudo, no lazer ou em viagens, para mim tudo funciona em sistemas. O motivo deste olhar programático, tem o enfoque de alcançar a melhor performance em tudo que me proponho a fazer, e afastar as chances de fracassar. Entretanto, por vezes é necessário abrir mão de algumas rotinas, ou quem sabe, readequá-las, para conhecer o “novo” e suas perspectivas.

Conseguimos visualizar o apego a um padrão quando, analisamos o aspecto da vestimenta. Vejo que há muita gente que de tanto gostarem de algum vestuário específico, acabam sempre optando pela mesma peça. Por isso, a impressão que tenho é que, quando alguns gostam de uma determinada roupa, repetem-na, pois já sabem como ficarão e assim, sentirão mais seguros ao usá-las.

No meu guarda-roupa, há algumas opções de camisas e calças, contudo, quando tenho a oportunidade de escolher o que vestir, meu olhar tem a tendência à algumas determinadas peças, ou seja, as mesmas roupas. No entanto, analisando de maneira analítica e comportamental, isso não é bom, mesmo porque além de demonstrar que só tenho aquelas roupas, mostra um apego ao que é “velho”.

A escolha das mesmas roupas expressa muito mais do que o aspecto supérfluo, estão diretamente relacionadas com o padrão mental que alimentamos e a forma como vemos o mundo e suas variantes.

Não há problemas em repetir as mesmas roupas, pois é possível achar graça na rotina, porém, por vezes necessitamos de dar tréguas e “descanso” ao que é “velho”, pois a repetição do óbvio, talvez seja a grande zona de conforto que nos limita a conhecer nossas próprias nuances, que ao contrário do que parece, enraíza a resistência ao desbravamento do novo, como uma oportunidade de expansão do pensamento.

Caso queiramos viver bem e ampliar a nossa experiência e conhecimento é necessário mudar, ou readequar antigos padrões, isso traz para nossa vida experiências, que poderão contribuir com quem está ao nosso redor.

Por óbvio, a maneira como você pensava há 20 anos jamais será a mesma do padrão mental que você tem hoje, você não possui as mesmas ideias e pensamentos de quando era uma criança, prova de que é normal e possível mudar e se aperfeiçoar.

Largue o velho e parta para o novo. A responsabilidade é exclusivamente sua, você deve ter a sua própria identidade e não pode atrelar a sua vida a de outra pessoa. A escolha entre largar a roupa velha ou não, está em suas mãos.

Você pode mudar a forma de pensar. Você precisar ousar e tentar novas perspectivas. Não podemos ficar à mercê das roupas velhas e do nosso mundinho, restrito e isolado. Se você não optar em mudar, não terá a oportunidade de pelo menos tentar ver o “novo” e de ter uma roupa nova e cheirosa. Não podemos ficar à margem de nós mesmos.

Chegou o momento de abandonar as roupas velhas, de querer mais e de ser melhor. Não restrinja a sua vida com base nas suas perspectivas e conhecimento. Tenha resultados diferentes. Mude o seu destino.

O escritor Fernando Teixeira de Andrade foi feliz ao nos desafiar: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

É preciso largar o passado; os costumes errados; os pensamentos equivocados e abandonar as influências negativas. Parta para o novo!

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador. Autor do Livro “Mude sua vida em 50 dias”.

www.francisney.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s