Por José Marcelo
Não enxergue a vida como ela é, enxergue como deveria ser! Uma visão assim requer fé, esperança e otimismo. Uma tríade perfeita que nos leva além de nossos limites. Utópico, porque sempre devemos ter limites, menos para nossos sonhos.
Eles devem ser infinitos…
Também deve ser ilimitada a nossa imaginação, ela deve ser livre para nos acrescentar felicidade, esvaziando-nos da mesmice, dando espaço à criatividade, como a capacidade de ir além.
Imagine…
O colorido do preto e branco é sem graça, acrescente cor aos dias, aos anos, a sua existência. Ria sem motivo, converse com quem você não conhece, brinque com uma criança. Como já dizia o poeta: a vida é curta, tão curta! Então curta.[1]
Preste atenção aos detalhes…
Detalhe: viva como se o hoje não tivesse amanhã e como se o amanhã tivesse apenas dia, e como esse dia não tivesse fim, pois o brilho do sol clareia a alma e ilumina um futuro ainda por vir, mas que sempre trará o presente, que será um presente.
Faça o melhor…
Seja gentil, “pois gentileza gera gentileza”[2], mas rudeza gera rudeza. No cotidiano da vida vale mais espalhar o bem em forma de sorrisos, do que armazenar desencantos; afinal, mágoa gera amargura, a amargura a dor.
A dor consome, desidrata e maltrata.
Então, novamente: a vida é curta, então curta, mas com limites, pois ilimitada deve ser a euforia de viver, de amar e de se permitir sonhar.
[1] Site: pensador.com
[2] Profeta gentileza
JOSÉ MARCELO
Coordenador do Projeto 1 (planejamento Estratégico) do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado do Tribunal de Contas de Mato Grosso – PDI. Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – TCE-MT. Contador formado pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Palestrante e Instrutor da Escola de Contas do TCE-MT. Pós-graduado em Direito e Controle Externo na Administração Pública (FGV); MBA em Gestão Governamental (FIAVEC); MBA em Administração Pública e Gerenciamento de Cidades (FIAVEC); e Pós-graduando em MBA em Gestão Estratégica de pessoas e Coaching (UNEB/CPEX). Atuação em cargo comissionado como Assessor Técnico de Desenvolvimento de Controle Externo (ADECEX/TCE-MT). Palestrantes/instrutor em diversas áreas: Orçamento Público, Administração Pública, Planejamento Estratégico, Balanced Escorecard – BSC, Motivacional, Liderança e Equipe, Oratória.