Com Pesar

Por Deivis Teixeira

Temos no nosso dia dia algumas expressões que usamos em determinadas situações, ao terminar um recado escrito para alguém, podemos concluir dizendo, com Carinho, com apreço ou com estima, alguns desses termos são usados em ofícios, como: atenciosamente, sem mais para o momento e por aí vai.

Me refiro a tais expressões para chegar em duas delas, que usamos em momentos de dor e tristeza. Meus pêsames ou com pesar.
Abrir a boca para falar algo assim indica que o momento não é dos melhores, possivelmente o coração está partido, nessas horas a morte chega de intrusa, traiçoeira e com ar de crueldade, a morte não alivia seu peso. É carrasca com famílias, deixa pais com um vazio no peito, deixa filhos sem a proteção de quem os cuida. Separa grandes amizades, destrói amores sinceros, interrompe sonhos, cria monstros e medos terríveis que destroem a estabilidade de milhares de pessoas.

Quando a morte deixa de apenas rondar, quando ela não está mais no retrovisor, quando ela se faz presente e leva o bem mais precioso de alguém, o choro, o luto, a saudade trazem à tona a fragilidade humana. Nossa impotência revela nossa realidade trágica e pecaminosa. E no meio desses momentos sofremos e sentimos a dor da partida.

Esse quadro só não é desesperador, porque temos uma esperança, uma promessa de que Jesus vai voltar para nos buscar e então esse tempo de angústia vai passar e não mais usaremos a expressão… com pesar.

Enquanto estamos nessa terra, não pode cessar da nossa mente a promessa do incrível salmo 23: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum.” Sim, Deus é conosco nesses momentos difíceis, sua promessa é infalível e certamente vitoriosa. A morte foi derrotada na cruz e será aniquilada quando o poder de Deus se manifestar sobre o universo pondo um fim em todo sofrimento humano.

Hoje será o primeiro por do sol sem ter a Elisângela por perto, falamos dela na meditação da semana retrasada, hoje à família passa pelo luto, o coração fica pesado e os dias parecem ser mais longos e reflexivos. Mas tudo isso que falamos, só reforça o fato de que as palavras ditas, os gestos transmitidos, o cuidado expressado, o carinho demonstrado são mais importantes em vida do que depois da morte.

Se alguém que você ama morre e você não fez por ela tudo o que poderia, o “com pesar” pra você será um fardo dolorido, porém esse mesmo “com pesar” pode não ser tão duro se tão somente exercitarmos a prática de não deixar pra depois aquilo que é tão importante.
No por do sol de hoje, para quem você vai desejar um Feliz Sábado e junto dele uma dose de cuidado e carinho por ser alguém importante?

A oportunidade está diante de você, e sem duvidas o melhor momento para dizer ou fazer algo é agora.
Aproveite o tempo enquanto ele ainda te é possível e confie na promessa dAquele que nunca falha.

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.” Apocalipse 21:4

Com a certeza de que esse sábado é um bálsamo para o coração, lhe desejo um Feliz Sábado!

By Deivis Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s