Dilemas da vida

Dilemas da vida

Por Francisney Liberato

Os dilemas da vida são inevitáveis, inevitáveis também são as soluções.

A Republica da Turquia está localizada na Eurásia, ou seja, parte do seu território se localiza no continente europeu e a outra parte no continente asiático. A Turquia é um país eurasiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental, no sudeste da Europa. Sua capital é Ancara, a língua oficial é o turco, e a religião predominante é o islamismo.

Em uma viagem pela Turquia, passei alguns momentos refletindo na localização geográfica desse país, a Turquia é o único país do mundo que fica em dois continentes, um pé na Europa outro na Ásia.

Essas reflexões a respeito da localização geográfica da Turquia servem em minha opinião para uma aplicação para a nossa vida pessoal e profissional. Essas observações me levaram a uma conclusão realística, de que quantas ocasiões em nossa vida estamos em meio a conflitos, presos em meio a um turbilhão de dilemas aparentemente difíceis de serem resolvidos, sejam eles de ordem pessoal ou profissional. Como são complicados e desgastantes esses períodos da nossa vida, em que as dúvidas e incertezas nos levam a momentos de extrema angústia, pelo fato de não vislumbrarmos em curto prazo soluções para os nossos dilemas. Semelhante ao território turco, podemos estar com um pé em nossos problemas, e o outro também.

 O dicionário eletrônico “Dicio” define o substantivo masculino dilema como: “Circunstância árdua e de difícil resolução em que é necessário escolher entre duas opções contraditórias, contrárias ou insatisfatórias; escolha excessivamente difícil”.

 Solucionar problemas, dilemas e conflitos que surgem em nossas vidas, não é algo fácil de ser feito, pelo contrário, a solução ou pelo menos a amenização deles requer muita reflexão, inteligência, disciplina e foco. E quando a situação é delicada, com certeza vai requerer, de cada um de nós maior empenho e dedicação. Resolver problemas sejam eles de qualquer tipo ou intensidade for, exige que você primeiramente aceite a ideia de que problemas faz parte da nossa existência, quer você queira ou não. Conheça de fato o seu problema, saiba realmente o que está causando transtornos em você, procure saber qual a causa e o motivo de você estar passando por situações complicadas, e aja com otimismo e procure um especialista que saiba identificar a causa e apontar as soluções.

 Sabemos que não é algo fácil tomar decisões e tirar o pé do território problemático em que estamos. Mas a demora tem um efeito complicadíssimo na sua vida, sabe por quê? O cenário já é difícil, e pensar demais, em outras palavras, ficar pensando e refletindo exageradamente no dilema, vai atrapalhar o nosso sono, tranquilidade, paz e a solução dos problemas.

É com certeza algo muito delicado o fato de decidir, ainda mais de forma assertiva e com a velocidade adequada. Contudo, independente da solução ou decisão, é importante estarmos cientes da responsabilidade pelos nossos atos. Não podemos culpar: terceiros envolvidos, cenário, a própria situação em si, e inventar desculpas por alguma decisão inadequada. Precisamos sim, ter a autorresponsabilidade por nossos atos.

Assim, em meio a divisão de pensamentos e conjuntura dos dilemas enfrentados por todos nós, é essencial termos a responsabilidade pelos nossos atos, e decidir de modo pensado, refletido e com o tempo necessário na buscar da melhor solução, mas alerto, não demore em decidir, para que você evite mais preocupações e estresses.

Nelson Rodrigues, disse: “A dúvida é autora das insônias mais cruéis”. Enfim, não deixe que os dilemas e dúvidas da sua vida impeçam você de ter uma vida mais saudável, equilibrada e mais feliz. Não fique com um pé no campo do problema e outro no campo do pessimismo, coloque os dois pés no campo da autoestima, da superação e da felicidade.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

www.francisney.com.br

Um comentário sobre “Dilemas da vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s