Sputnik Moment

Sputnik Moment

Por Francisney Liberato

A busca por inovação e crescimento devem ser constantes.

Você sabe qual país enviou para o espaço o Sputnik o primeiro satélite artificial em 4 de outubro de 1957? A resposta é: foi a União Soviética (URSS). Esse evento considerado um dos mais emblemáticos da história da humanidade, deu início a corrida espacial entre os Estado Unidos e a União Soviética, dentro do contexto da Guerra Fria.

O Sputnik (palavra russa para companheiro de viagem), era uma aeronave do programa espacial russo e o seu lançamento ao espaço como já foi mencionado ocorreu no período denominado de Guerra Fria. A Guerra Fria foi uma intensa disputa e rivalidade política, tecnológica, militar, diplomática e econômica entre as superpotências Estados Unidos e a União Soviética. Esse período histórico teve início no final da Segunda Guerra Mundial em 1945, até a extinção da União Soviética em 1991.

O termo Sputnik Moment cuja tradução é Momento Sputnik, originou-se desse fato, como a União Soviética havia enviado o primeiro satélite para o espaço, esse fato levou os Estados Unidos a uma percepção de que estavam atrasados tecnologicamente na corrida espacial em relação ao seu inimigo. Esse pioneirismo espacial russo levou os EUA a uma expansão do seu programa espacial com a criação da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), e pesquisas de desenvolvimento de novas tecnologias para a exploração do espaço. O crescimento da tecnologia espacial americana, teve um grande feito, que foi de levar o primeiro homem à lua.

Após essa contextualização você irá entender o que significa a expressão Sputnik Moment.  A técnica do Sputnik Moment consiste quando um país, sociedade, empresa e você diante do atraso, desinformação e decadência perante os seus concorrentes, no que diz respeito aos aspectos do desenvolvimento, inventividade, tecnologia e qualificação. Esse atraso leva a uma busca por novas tecnologias, investimentos em novos produtos e serviços, novas técnicas, novas políticas e novas metas de crescimento pessoal e profissional.

Saindo do aspecto corporativo para a dimensão pessoal, convoco-o a utilizar a metodologia Sputnik Moment em algum momento da sua vida, pois a partir disso você investirá em desenvolvimento, aperfeiçoamento, criação etc. O Sputnik Moment tem justamente essa finalidade fazer com que você saia da sua zona de conforto, que você abandone a mesmice e o atraso. A técnica do Sputnik Moment é o ponto de partida para que você não fique estagnado e inerte, principalmente em um mundo onde o progresso, a inovação e a competência são requisitos cada vez mais exigidos. Utilize o Sputnik Moment para que você possa estabelecer novas ideias e novas metas para sua vida.

O que é necessário para que o Sputnik Moment faça parte do seu cotidiano? Essa é uma pergunta que deverá servir como reflexão para você. Pode ser que você já conseguiu conquistar tudo o que sonhou, e por causa disso resolveu ficar estagnado, não tendo mais perspectivas para o futuro. Mas é este o momento, que você deve repensar essa atitude, pois do contrário, o outro, o terceiro e o “seu inimigo”, vai ultrapassá-lo nas conquistas que você obteve, e quem sabe, a sua demora de “acordar para vida”, pode ser fatal!

Chegou o seu momento de Sputnik Moment, portanto, não desperdice essa chance. Decida aprender um novo idioma, aprender novas habilidades, conhecimento, trabalho, mudar de carreira, criar produtos e serviços, estudos de modo geral, música, esportes, enxergar novas perspectivas, enfim. Não permita que o concorrente mine as suas forçar e te destrua. Essa é a faísca que pode retirar você do comodismo. O momento é agora!

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

www.francisney.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s