Brasil

Por Deivis Teixeira

Se eu te perguntasse o que é Brasil? Com certeza a minha pergunta seria considerada um tanto quanto simplória, até porque esse é o nome do País onde moramos. Mas se essa pergunta fosse feita a uns 519 anos atrás a resposta mesmo que óbvia para quem a ouvisse seria diferente da de hoje. Uma árvore seria a resposta e não o nome do país.Minha infância até a adolescência morei numa cidade que também tem nome de árvore. Em abundância na região no período em que foi colonizada e com um formato diferenciado, a árvore Guarantã com o tempo perdeu espaço para o nome da cidade. Fiz uma pesquisa no Google e o que aparece de pronto são os nomes da cidade e do país e não o das árvores. Isso acontece quando a importância do País no caso sobrepõe o nome da árvore.Mas hoje, se eu fosse o Google e você fizesse uma pesquisa pra mim, perguntando: O que é Brasil? Minha resposta seria: Uma árvoreeeeeeee, isso mesmo, uma árvore, e é sobre ela que vamos falar um pouco agora.
Com o nome científico de Caesalpinia echinata?, o pau-brasil foi decretado a árvore oficial nacional no dia 7 de dezembro de 1978, através da Lei nº 6.607. O pau-brasil está desde 1992 na lista brasileira de árvores com risco de extinção.
A árvore símbolo do Brasil também possui outros nomes, como: ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirabitã, muirapitanga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta.
O pau-brasil existia em abundância na Mata Atlântica, no entanto, com a intensa exploração dos portugueses e demais colonizadores do Brasil, a árvore começou a ficar cada vez mais escassa. A madeira era utilizada para produção de móveis na Europa, devido a sua alta qualidade.
O pau-brasil é a única árvore no Brasil protegida por uma lei exclusiva, que considera a exploração e exportação da madeira ilegal.Olha que bacana, agora que já tivemos uma aula de história sobre o então Pau-Brasil, vamos falar sobre o dia de hoje. 3 de maio sempre foi pra mim o dia do aniversário da minha tia Dedi, sabe aqueles apelidos que crianças pequenas dão para algum familiar? Então, o porque eu não sei, mas minha tia Solange pra mim quando era pequeno passou a ser tia Dedi e junto ficou gravado o dia do aniversário dela, mas hoje além dos parabéns pra ela que tanto merece, descobri que o Dia Nacional do Pau-Brasil é comemorado anualmente também em 3 de Maio.
O objetivo da data é organizar ações de reflorestamento e conscientização em escolas e nas comunidades sobre a importância desta espécie para a história do Brasil, criando o senso de proteção para evitar a exploração ilegal do pau-brasil.
Com todas essas informações chego à conclusão que temos a incrível capacidade de destruir até mesmo o que tem um significado importante pra nós, nos falta a percepção de que inúmeras vezes agimos sem compreender as consequências de nossas ações.
Com uma simples pesquisa sobre o significado de extinção, você encontra o seguinte: Extermínio; desaparecimento completo de uma espécie animal ou vegetal.
Aniquilamento; destruição definitiva e absoluta de algo ou de alguém.
Abolição; supressão completa de alguma coisa.
Ação ou efeito de extinguir, de exterminar.Embora a extinção do Pau-Brasil tenha um prejuízo gigantesco para nosso país, o que mais me preocupa é outro tipo de extinção. Segundo um dos sinais da volta de Jesus descritos na Bíblia, o amor se esfriaria do coração de muitos. Quando o amor corre o risco de ficar extinto da nossa vida, corremos um risco grave de perder o principal. E mesmo que isso seja um alerta, a parte que nos tranquiliza é que o texto diz que o amor se esfriaria de muitos e não de todos. O que torna isso algo condicional, depende de nossas escolhas.Portanto digo que hoje seria um ótimo dia para você ir até o viveiro da sua cidade e conseguir uma muda de Pau-Brasil e plantar essa muda no seu quintal ou algum lugar que consiga cuidar, assim mesmo que no país essa árvore esteja em extinção, você estará fazendo sua parte para mudar esse quadro. Da mesma forma, agora que se aproxima o por do sol e o Sábado vem como uma demonstração do amor de Deus eu faço outro desafio, além de ir ao viveiro em busca de uma muda de Pau-Brasil, porque não ir em busca de uma forma de transmitir amor e pronto a não permitir nenhuma frieza tomando conta do seu mundo, afinal um mundo com mais árvores e corações mais aquecidos pelo amor depende das nossas atitudes.Pense nisso e nas próximas horas compartilhe amor, abrace, mande um áudio dizendo o quanto alguém é especial, sorria, perdoe, recomece, diga … Eu Amo Você e torne esse sábado um dia realmente Feliz…Dessa forma tenho certeza que será muito melhor dizer o que vou tentar, mesmo em palavras expressar agora.Feliz Sábado pra você!!!“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.”
1 Pedro 3:8

Deivis Teixeira
-Bacharel em Teologia pela Universidade Adventista de São Paulo, UNASP, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil
-Ministério Pastoral, Ministério Jovem e Coordenador de Comunicação pela Associação Mato-Grossense da IASD
Educação Continuada em:
-Comunicação
– Advisory de Comunicação
– Global Adventist Internet Network
-Relações Humanas
-Desenvolvimento Empresarial e Empreendedorismo
-Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Cuiabá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s