Sexta da Paixão

Por Deivis Teixeira

Hoje é um dia característico do nosso calendário, Sexta-feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é uma data religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. O feriado é observado sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa.
Este dia é considerado um feriado nacional em muitos países pelo mundo todo e em grande parte do ocidente, especialmente as nações de maioria cristã.

Como puderam perceber o dia de hoje tanto é chamado de sexta-feira santa como também sexta-feira da Paixão. Quero então falar um pouco mais sobre esse termo sexta-feira da Paixão e pra começar apresento o conceito de paixão como um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém. Esse sentimento tende a ser passageiro e por isso não forte como o Amor.

Do ponto de vista religioso, a Paixão (com letra maiúscula) é entendida como todos os tormentos sofridos por Jesus Cristo antes de ser crucificado. Assim, a Paixão de Cristo é uma expressão usada pelos cristãos para representar o período de martírio que o Messias teria vivido antes de morrer. É um dos ciclos da Sua vida, o último. Nele se inserem todos os episódios que medeiam a Última Ceia e a morte na cruz. O termo “paixão” provém do latim passio, que indica sofrimento.

Portanto diferente de conceito de paixão que geralmente remete a ideia do sentimento intenso e rompante vivido por tantas pessoas em diferentes mocasiões da vida, a Paixão de Cristo traz o sentido do que Ele viveu no dia em que entregou sua vida pela humanidade. Existem nesse dia diversas tradições como por exemplo comer carne de peixe em vez de outros tipos de carne. Mas independente da fé religiosa e das tradições seguidas nesse dia, quero me deter no principal que foi o sacrifício de Jesus na cruz e a importância que isso tem pra mim e pra você. Jesus não passou pela morte como forma de penitência ou por ser vítima do pecado, sua atitude retrata um Deus de amor disposto a salvar seus filhos e fazer aquilo que sozinhos jamais seria possível. Não foi fácil, foi um preço caro, custou sua vida, o sangue vertido na cruz trouxe um broto de esperança para uma raça que não tinha luz no fim do túnel, uma promessa forte e vibrante que enche nossos corações. Mesmo que por tantas vezes retratada de maneira romantizada a morte de Jesus, seu sacrifício na cruz do calvário foi um ato dolorido, sofrido, chocante para quem viu com os próprios olhos e ainda hoje para quem lê os relatos.
Não é paixão mas sim Paixão, consegue entender? Não é nada passageiro ou suscetível, é puro, é grande, é poderoso, é Amor! É o Passio, o sofrimento dAquele capaz de sofrer por amor para pagar o resgate de uma humanidade condenada a morte. É a salvação que se abre diante de todo aquele que se permite hoje entender o verdadeiro significado desse dia.
A reflexão não termina por aí, ela precisa ser acompanhada de uma ou varias coisas decisões pessoais, mediante o seguinte quadro: “ Ele fez tudo por você!”
O que você vai fazer por Ele?

O por do sol e a chegada de mais um Sábado são o perfeito encaixe para a reflexão seguida de uma decisão e para te ajudar nas suas conclusões deixo um texto que embora conhecido nunca perderá de seu valor e relevância. Leia e pense sobre…

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3:16

Com o efeito da Paixão de Cristo e com Amor no coração lhe desejo um Sábado abençoado!!!

Deivis Teixeira
-Bacharel em Teologia pela Universidade Adventista de São Paulo, UNASP, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil
-Ministério Pastoral, Ministério Jovem e Coordenador de Comunicação pela Associação Mato-Grossense da IASD
Educação Continuada em:
-Comunicação
– Advisory de Comunicação
– Global Adventist Internet Network
-Relações Humanas
-Desenvolvimento Empresarial e Empreendedorismo
-Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Cuiabá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s