“Ficar perto de…”

Por Deivis Teixeira

Ouvir o coraçãozinho bater, ficar emocionado de ver o bebê mexer na barriga, se empolgar com as compras e outras coisas mais são comuns para quem vive a experiência de passar por uma gestação.
Não apenas esses momentos vividos são valiosos e farão parte de uma constante recordação como também se faz importante a companhia nesse período. Ter o apoio de amigos e familiares é crucial, porém o acompanhamento de um profissional é determinante para a saúde de mãe e filho nos meses que antecedem o nascimento.
Hoje vamos olhar mais de perto a figura desse especialista responsável por acompanhar o período de gravidez.
O médico obstetra ou a médica obstetra, são aqueles profissionais da medicina que acompanham a mulher em gestação. Um obstetra aconselha e acompanha a mulher antes da gravidez, durante a gestação, durante o parto e acompanha a saúde da mulher também no pós-parto.
O médico obstetra acompanha assim a saúde da mãe e do bebê durante todo o processo, ajudando a prevenir e tratar eventuais problemas de saúde para qualquer um dos dois.

Que esse suporte é necessário nós sabemos, e todos reconhecemos seu valor, mas a razão de falarmos um pouco mais sobre esse grupo de pessoas tem a ver com o dia de hoje. O Dia do Obstetra comemora-se no dia 12 de abril e agora você já pode compreender a alusão a esses homens e mulheres em especial. Porém falar desse dia, sua importância e dar os parabéns a toda classe de obstetrícia não é tudo o que queremos fazer. Por isso vamos olhar mais de perto esse termo.

Obstetra é uma palavra que vem do latim obstetrix, do verbo obstare, que significa “ficar ao lado de”. Por isso, o obstetra é literalmente alguém que fica do lado, que acompanha e ajuda! Agora sim tudo ficou às claras, nossa reflexão de hoje passa pelo significado literal dessa palavra e como ficou evidente, você já sabe, queremos destacar esse: “ficar ao lado de”. Se parece com algo que você conhece ou ouviu falar?

Pra começo de conversa é muito bom quando temos alguém por perto ao longo da vida. Tanto para os sorrisos quanto para as lágrimas. O abraçar, brincar e pular assim como o consolar, aconchegar e cuidar. Não importa a circunstância, alguém que fica perto, ao lado de… faz toda a diferença. Lógico que corremos o risco de em certos cruéis dias, nos sentirmos solitários, com coração apertado e acontece de olhar pro lado e não ver ninguém para oferecer o poderoso ombro amigo. Então se faz necessário olhar para o “Grande Obstetra” do universo, Aquele que mais do que ninguém, está sempre perto, pronto a ajudar, proteger, motivar.
“Ficar ao lado de…” como é incrível ver Jesus fazendo isso, e como é confortante sentir isso.
Diferente da profissão que falamos, esse obstetra não cuida apenas no período de gestação. Até porque tomamos como base o significado original da palavra, para descrever aquele que sempre está ao nosso lado. Isso significa que independente da situação que esteja passando hoje, posso garantir, Ele está por perto.
Se o coração está aflito, a ansiedade bateu ponto, se tem alguém sofrendo perto de você, se for passar por uma cirurgia, se está passando por uma perda recente ou ainda que seja enfrentando o luto. Ele está a disposição para “ficar ao lado”, te amparar, seguir sempre junto de você.

Em breve chega mais um Sábado, dia especial e que também demonstra esse estar perto de Deus, por ser um dia de estrita comunhão através da adoração, da família, da natureza, do servir e fazer o bem. Sendo assim diria que seguindo o exemplo de Cristo. Temos pela frente uma ótima oportunidade de “ficar ao lado de…” Alguém!
Transmitir cuidado, carinho e porque não, inspirado nesse dia e no significado da origem da palavra, ser um obstetra para alguém.
Esse princípio do cuidado que pode acontecer mesmo se existir uma distância pelo caminho me remete a uma frase de Vinicius de Moraes:
“Essa vontade de estar perto, se longe; e mais perto, se perto.”

E com essa frase começamos nosso sábado, quer chorosos ou alegres, ansiosos ou confiantes. Mas com a certeza de estarmos prontos a cuidar, e ficar perto de…

Perto ou Longe, Feliz Sábado pra Você!

“O Senhor está perto de todos que o invocam, de todos os que o invocam sinceramente” Salmo 145:18

Deivis Teixeira
-Bacharel em Teologia pela Universidade Adventista de São Paulo, UNASP, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil
-Ministério Pastoral, Ministério Jovem e Coordenador de Comunicação pela Associação Mato-Grossense da IASD
Educação Continuada em:
-Comunicação
– Advisory de Comunicação
– Global Adventist Internet Network
-Relações Humanas
-Desenvolvimento Empresarial e Empreendedorismo
-Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Cuiabá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s