Abreugrafia

Por Deivis Teixeira

Talvez assim como eu, hoje tenha sido a primeira vez que você viu essa palavra. Se me perguntassem num programa valendo 1 milhão de dólares eu não iria ganhar porque não fazia ideia do que significava Abreugrafia.
O fato de ser uma palavra incomum não tira dela e de seu significado um valor imenso com grande efeito prático na vida das pessoas.
Essa semana foi comemorado o Dia Nacional da Abreugrafia e por isso estamos falando um pouco mais sobre esse assunto, acompanhe agora comigo os relatos a respeito disso.
Esta data é uma homenagem à criação da técnica médica que permite a impressão de imagens de radiografias em papéis fotográficos. Esse método foi indispensável nos diagnósticos de doenças pulmonares e lesões no coração.
A abreugrafia tem este nome devido ao seu criador, o médico brasileiro radiologista Manoel Dias de Abreu (1891 – 1962), que inventou esta técnica em 1936. O nome da sua invenção foi oficializado num congresso brasileiro de tuberculose, em 1939.
Numa época onde o mundo era assolado por uma epidemia de tuberculose, a invenção do médico brasileiro possibilitou a identificação atempada da doença e, consequentemente, o aumento da probabilidade de cura dos pacientes. Devido à importância da sua invenção, Manoel Dias de Abreu chegou a ser indicado ao prêmio Nobel.
Manoel Dias de Abreu nasceu em 4 de janeiro de 1861, sendo este o motivo da escolha desta data como o da celebração do Dia Nacional da Abreugrafia.
A data comemorativa foi oficializada pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Isso foi feito através do Decreto nº 42.984, de 3 de janeiro de 1958, com o intuito de homenagear o trabalho do radiologista e dignificar a sua contribuição para o bem da pátria.

Bom agora que você já sabe um pouco mais sobre a tal Abreugrafia, e que tem a ver com as impressões de imagens de radiografias, me permita aqui fazer algumas considerações. Começo com o fato de que é muito bom saber que essa descoberta que se espalhou pelo mundo saiu aqui do Brasil, nem sempre temos um olhar patriótico para com nosso país, mas é relevante sabermos de alguns fatos assim.
Porém o que mais me chamou a atenção é que nosso nobre médico Manoel Dias Abreu encontrou uma forma mais ágil de detectar problemas nos pulmões e lesões no coração das pessoas e sabe que quando li isso logo me veio à mente que Jesus é especialista na arte de detectar os anseios do nosso coração. Logicamente não estou aqui comparando essa descoberta médica com o poder de Jesus. Mas não podemos negar o fato de que Deus tem a compreensão exata de como estamos.
Essa semana foi tensa por alguns aspectos, parte da casa do meu avô pegou fogo, louvamos a Deus pela vida dele ter sido preservada mas tem sempre aquele abalo emocional, sem contar de pessoas próximas passarem por algumas situações desafiadoras, seja um possível diagnóstico de câncer, o perder o bebê no início de uma gestação ou ainda sentir dores e mais dores e mesmo após varias consultas não encontrar a razão do problema, alguns desses fatos essa semana são capazes de nos deixar cabisbaixos, tristes ou até desconsolados ou ainda desesperados. Talvez você também tenha vivido em meio a uma tribulação essa semana sem ver uma luz no fim do túnel. Então com muito carinho agora quero dizer o seguinte, sem fazer discursos vazios, mas externar minha certeza de que Deus está à frente de tudo e Ele sabe de cada mínimo detalhe de você e ainda tem o maior interesse em cuidar de você principalmente em momentos de dor, ansiedade ou medo.

Assim como a Abreugrafia foi usada ao longo dos anos para salvar muitas pessoas, pois foi possível fazer um diagnóstico antecipado de um problema. Hoje te digo, se o teu coração sofre, se está lesionado, ferido, machucado busque ao Senhor e clame a Ele. Sua oração será ouvida seu clamor terá espaço no coração de Deus.

Aliás quero aqui fazer uma referência, se o nosso ilustre Manoel Dias Abreu inventou e ainda foi inspiração para o nome dessa técnica médica, a Abreugrafia. Quero te desafiar a parar agora. Diminua o compasso da correria da semana, volte seus olhos para outro foco, aproveite o por do sol e recorra a Deusgrafia, busque a Deus e Ele poderá te dar as impressões exatas de seu coração e seus sentimentos, poderá te mostrar não apenas o quanto te conhece como também o quanto tem protegido você! “
Deixa Deus cuidar do seu Coração”

E nada melhor que um Sábado de presente para agradecer por Deus sempre estar conosco.

Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Salmos 51:10

Deivis Teixeira

-Bacharel em Teologia pela Universidade Adventista de São Paulo, UNASP, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil
-Ministério Pastoral, Ministério Jovem e Coordenador de Comunicação pela Associação Mato-Grossense da IASD
Educação Continuada em:
-Comunicação
– Advisory de Comunicação
– Global Adventist Internet Network
-Relações Humanas
-Desenvolvimento Empresarial e Empreendedorismo
-Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Cuiabá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s