Por Francisney Liberato
300 oportunidades para construir um futuro melhor.
O que representa para você o espaço temporal de 300 anos? Três séculos são mais do que suficientes para progredir, avançar e evoluir. Embora nenhum ser humano consiga viver tanto tempo, mesmo assim você pode observar os acontecimentos do passado e optar por reconstruir uma nova história.
O matemático suíço Leonhard Euler abordou um quebra-cabeças puramente matemático. O enigma resolvido há mais de 300 anos pelo matemático nos permite navegar pela internet, conectando a bilhões de computadores do mundo.
Há mais de 300 anos um livro publicado pelo frade franciscano Raimundo Muñoz, no século XVIII, revolucionou a maneira de cozinhar na Espanha, influenciando os maiores chefs do século XXI, além de ter implantado costumes inovadores como a higiene no ambiente da cozinha.
Os pesquisadores, utilizando a nova tecnologia de medir a idade dos tubarões-da-groenlândia, a datação por “carbono bomba”, reorganizaram a idade dos tubarões, concluindo que eles podem viver pelo menos 300 anos, isto é, são os vertebrados mais velhos da terra.
O período de escravidão no Brasil durou 300 anos. Foi em 1888 que ocorreu a abolição da escravidão. O último país da América Latina a alcançar a abolição da escravatura foi o nosso país.
300 é o nome do filme de muito sucesso, de ficção, onde o enredo alicerça em torno do Rei Leónidas, que lidera 300 espartanos na batalha contra o “deus-rei” Xerxes, da Pérsia e o seu exército invasor com mais de 30.000 soldados.
A capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, surgiu às margens do rio Coxipó, em 8 de abril de 1719. A ata de fundação foi assinada pelo bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral. Em 2019, Cuiabá insere o seu nome no rol dos 300 anos.
Há controvérsias sobre o nome da origem de Cuiabá. A doutrina mais tradicional nos afirma que veio do local chamado “Ikuiapá”, lugar que os índios bororos pescavam com uma flecha-arpão, que em sua língua chama-se “Ikuia”, sendo “pá” o designativo de lugar.
Não podemos alastrar por crises há mais de 300 anos. O tempo passa, o tempo voa. Chegar aos 300 anos não é apenas um marco irrelevante, mas sim algo que merece todo respeito e destaque por todos. São 300 oportunidades para que os seres humanos possam mudar a forma viver e pensar, com vistas a alcanças melhores condições de vida.
O momento é de ponderar o crescimento ou os desastres cometidos. Há época de grandes bonanças e farturas já se foi, mas ainda assim, podemos buscar um futuro áureo.
Não importa se nesse período existiram descobrimentos, guerras, batalhas, filmes, dificuldades, comemorações, o mais marcante é: É dada a oportunidade de refletir e continuar buscando um futuro melhor.
Parabéns! A base do futuro está em olhar para os fatos e eventos do passado com perspectivas de aprendizado e crescimento. A oportunidade está lançada; deseja pensar, trabalhar, estudar e participar deste “novo” descobrimento e progresso?
Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.
Ilustrado por xd_ego
Ótimo artigo!
Cuiabá vai se desenvolver muito mais, eu acredito nisso, aliás, o melhor está por vir!!!!
E viva Cuiabá!!!!
CurtirCurtir
É isso aí!!! Parabéns pelos 300 anos de boas histórias !!!
CurtirCurtir
Parabéns pelo artigo!! Vale a pena olhar para a história e ver como foi o progresso de nossa bela cidade Cuiabá ❤️ e melhor ainda é que eu posso fazer escolhas e mudanças garantindo um futuro próspero e deixando um legado para os próximos 300 anos 🎊🎉🙏
CurtirCurtir