Indispensável

Por Deivis Teixeira

Quando era criança ficava intrigado com a ideia de que a maior parte do nosso corpo é composto por água. Ficava pensando, como pode ser possível. Mas por mais que pareça algo extraordinário, essa é a mais pura verdade e com o tempo a gente entende isso.

Cerca de 75% do peso de um músculo é composto por água. O sangue por sua vez contém 95% de água, a gordura corporal 14% e o tecido ósseo 22%.

O corpo humano possui cerca de 65% de água em homens adultos e 60% em mulheres adultas.

Da mesma forma que no corpo humano, o planeta terra também segue a mesma direção.

Aproximadamente 70% do planeta terra é composto por água. Não há como negar que a água é fundamental para a vida humana, apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

Deveria ser uma preocupação diária, um alerta constante, um hábito coletivo. Mas infelizmente não é. Não cuidamos desse bem precioso e todo esse contexto nos ajuda a entender o porquê da data com significado exclusivo do dia 22 de Março de cada ano.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

A razão de anualmente ter um dia específico para Água. É justamente pelo valor que nós sabemos que ela tem, mas principalmente pelo cuidado que não temos. Já diz o provérbio popular
“Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.”

Acontece que ao longo do tempo temos falhado em muitas coisas, e o cuidado com a água não foi diferente, então esse dia passou a ser um dia de alerta, de reflexão.

Lógico que não poderia nesse momento olhar apenas para o lado negativo, para as más escolhas que como nação fizemos. Também é preciso lembrar e ressaltar os benefícios e a benção que é a Água.

Como é bom ir pra Cachoeira, ou tomar banho de chuva, como é bom tomar aquele copo de água depois de correr, jogar ou trabalhar. Como é bom tomar banho gelado em dia de calor e banho quentinho em dias frios. Água é sim essencial ou talvez precise usar outro termo. Deixa eu tentar explicar melhor.

Sabe o cuidado de Jesus para conosco? Cuidado de estar presente em dias bons e ruins, cuidado ao criar o Sábado como um presente para seus filhos, cuidado ao mostrar sempre o melhor caminho a seguir? então, esse mesmo Jesus, um dia próximo a um poço de água, disse o seguinte: “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede.”

Jesus se coloca para nós da mesma forma que a água. Ou seja: INDISPENSÁVEL

Talvez você não compreenda exatamente o porque da guarda do sábado, mas lhe digo uma coisa. Se tens a vontade de conhecer mais, de suprir algumas coisas no coração que ainda são preenchidas por um vazio insistente.
Pense nisso: “Quem quer matar a sede não procura entender a fórmula da água.” Fernado E. Tavares

Com o tempo sim, é crucial compreender as razões pela qual Deus criou o Sábado, mas por hora, digo que se está com sede, basta beber da água. Faça deste, um Sábado diferente na sua vida. Experimente vivê-lo como nunca antes.

Nesse dia: Fica o lembrete para termos a conscientização necessária para cuidarmos das nossas fontes e nascentes de água. Fica a confirmação da importância de Jesus em
nosso caminhar. Fica a certeza de que precisamos fazer essas coisas de forma individual para só então termos a força do coletivo.

Cuidar, preservar, valorizar a importância da água! É óbvio, mas necessário.
Comece por você! Faça sua parte!

Como um refrigério em águas tranquilas, desejo a você um Sábado maravilhoso!

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.” João 4:14

Deivis Teixeira

-Bacharel em Teologia pela Universidade Adventista de São Paulo, UNASP, Engenheiro Coelho, São Paulo, Brasil
-Ministério Pastoral, Ministério Jovem e Coordenador de Comunicação pela Associação Mato-Grossense da IASD
Educação Continuada em:
-Comunicação
– Advisory de Comunicação
– Global Adventist Internet Network
-Relações Humanas
-Desenvolvimento Empresarial e Empreendedorismo
-Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Cuiabá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s