Ordem e Progresso

Por Francisney Liberato

Só existe progresso com a ordem.

A França, no século XIX, concebeu a expressão “Ordem e Progresso”, com base na corrente filosófica e política do positivismo, cujo principal representante foi Auguste Comte, a qual criou a frase: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.

O Brasil adotou a frase “Ordem e Progresso” na bandeira. Considerada como lema nacional brasileiro, a expressão inserida quatro dias após a proclamação da República do Brasil, em 19 de novembro de 1889.

Essa adaptação da frase francesa para a bandeira do Brasil foi desenvolvida pelo filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes.

O site “http://www.significados.com.br” aponta a explicação da frase supracitada “Na bandeira, ordem significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva. É a proteção do que é certo e bom, em todos os aspectos da vida nacional. O progresso significa o avanço natural da sociedade e das instituições como consequência da defesa da ordem”.

Trazendo o vocábulo para aplicação pessoal, posso afirmar que: teremos progresso, se houver ordem. Perceba-se a partícula condicional “se”, pois é indispensável para que você e eu tenhamos sucesso!

A sua vida bem organizada, equilibrada e planejada lhe trará bons frutos. Consequentemente, se for desorganizada fará de você uma pessoa, infeliz, frustrada, deprimida, estressada, ansiosa, dentre outros frutos negativos. É como descreve o maior sábio de todos os tempos, Salomão, que afirmou em Eclesiastes 2:10,11: “Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço. Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol”.

Será que tenho ordem na vida financeira? Familiar? Religiosa? Ou ordem em qualquer outra área da minha vida? Que tipo de ordem eu tenho tido? Um controle absoluto ou parcial? É necessário ordem para viver leve e feliz, além de progredir.

De tudo que aconteceu até hoje na minha vida, tenho eu alcançado bons progressos? Tem a minha vida prosperado? Progredido? Viver pode ser um estado estático ou dinâmico, mas o progresso deve ser um estado permanentemente dinâmico.

Enfim, enfatizo que teremos progressos, quando entendermos que existe ordem e organização na vida. Hoje temos a opção de almejar o progresso ou não; a alegria ou tristeza; a paz ou o ódio; a esperança ou desesperança. Viver progredindo nos traz paz e alegria de continuar. Pode ser que a sua vida ainda está desorganizada, mas lembre-se, ainda assim, precisamos continuar, ordenar, organizar, e aos poucos ela vai se ajustando.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.
http://www.francisney.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s