Proatividade

Por Francisney Liberato

Antecipe-se aos problemas e seja proativo.

Ontem à tarde precisei imprimir meu ingresso para o show de Josh Groban & Idina Menzel, que ocorreu dia 18/11, no Madison Square Garden, em Nova Iorque, uma vez que o ingresso eletrônico não seria aceito para assistir o espetáculo.

Desci até a recepção do hotel para utilizar o espaço reservado para acesso à internet e impressão de documentos.

Não consegui imprimir o ingresso. Procurei as pessoas responsáveis pelo hotel, mas sem solução. Indicaram-me a recepção.

Contei o que havia ocorrido, mas a atendente me informou que o serviço é terceirizado e que eu deveria ligar no número da empresa responsável. Até insisti, contudo, sem resultado.

Pensei, e agora? Preciso do documento e não encontro solução, como se já não me bastassem problemas com o idioma e o cansaço. Resisti.

Olhei para outras atendentes, escolhi uma, e tentei novamente. Relatei o ocorrido e ela me deu a resposta padrão: o trabalho é terceirizado e não é responsabilidade do hotel.

Entretanto, que eu poderia enviar o arquivo para o e-mail dela e ela faria a impressão do ingresso. Dito e feito. Problema resolvido. Agradeci e sai.

Refleti sobre os atores do episódio. O responsável pelo hotel, simplesmente transferiu a responsabilidade; a primeira atendente, foi educada e replicou o padrão de resposta estipulado pelo hotel; já a segunda atendente, reiterou a resposta padrão do hotel, porém foi além do formal, ofereceu ajuda e resolveu o problema, mesmo com várias pessoas para atender.

A minha concentração neste artigo são para pessoas como a segunda atendente, que saiu da zona de conforto; tentou o novo; buscou a solução; saiu do padrão, ou seja, são indivíduos proativos.

Segundo o dicionário eletrônico “Dicio” o adjetivo proativo origina-se do inglês proactivee traduz-se como aquele “Que busca, por antecipação, identificar e resolver possíveis problemas; que age ou pensa de maneira antecipada; antecipatório: procedimentos proativos de controle da violência”.

Por mais simples que seja a situação, são nas pequenas coisas que demonstramos o nosso valor e no que acreditamos.

Muito se diz que os líderes devem ser proativos, mas, prefiro entender que qualquer indivíduo, pode e deve, ser proativo em qualquer lugar.

Assim, que possamos ir em busca da proatividade, fazer o nosso melhor, visando solucionar os desafios da vida, quer seja no trabalho, faculdade, ambiente social, enfim. Fiquei feliz por encontrar uma pessoa proativa, que me ajudou na impressão do ingresso.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.
http://www.francisney.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s