Galinho de Ouro: Foco

Por Francisney Liberato

Você sabe quem é o único brasileiro a ter o nome inscrito no hall da fama, nos Estados Unidos? Éder Jofre, foi pugilista, e indicado para o “Hall da Fama” do boxe em 1992, e até hoje é o único brasileiro que tem o nome gravado naquele lugar.

O boxe é dividido em várias categorias, utilizando-se como critério o peso, para dar mais equilíbrio entre as lutas. Normalmente a pesagem ocorre um dia antes da luta, e, caso o atleta esteja fora do peso mínimo ou máximo, não estará apto a participar do combate. Os lutadores são distribuídos entre categorias, as quais destaco os pesos: pesado, meio-pesado, médio, leve, pena, galo, mosca, dentre outras.

Ele foi campeão em diversos torneios lutando na categoria de peso galo. Era conhecido como “Galinho de Ouro”, devido ser baixo, com um soco potente, nocauteador e um grande vencedor.

Como todo atleta campeão, e para que tenha sucesso na vida, o esportista precisa ter dedicação, disciplina e foco.

Na superprodução cinematográfica produzida em homenagem a Éder Jofre, com o título “10 Segundos Para Vencer”, o filme conta a história e a relação entre ele e o seu pai, e também treinador, Kid Jofre.

O que chama atenção da história e do filme, era o grau de exigência dele e do seu pai nos treinos, dado que, não bastava ter dom e capacidade para ser um grande lutador, dependeria sobretudo do foco, e isso ele tinha de sobra.

O que é foco? É um substantivo masculino que significa nitidez, clareza de uma imagem, o quadro de um objetivo bem definido, o centro e o ponto de convergência.

Pense em uma lente de uma máquina fotográfica, que visualiza múltiplos cenários para fotografar, contudo ter o foco não é ter um escopo gigante, é concentra-se em apenas uma imagem por vez, e este é o segredo.

Foco para a música “Que Sorte a Nossa”, de Matheus e Kauan, é retratado na frase: “Tantos sorrisos por aí, você querendo o meu. Tantos olhares me olhando e eu querendo o seu”. Ou seja, há inúmeras possibilidades, todavia, decorre da convergência para a mesma pessoa, olhar, sorriso, enfim, são as nossas escolhas e prioridades.

Éder soube aproveitar as oportunidades que possuía, quer dizer, focou, e isso é conceituado pelo palestrante Paulo Vieira: “Foco é a capacidade de aproveitar as condições naturais disponíveis a qualquer um e produzir poder e gerar mudanças ao concentrar-se em um único ponto a cada momento”.

No Livro “Foco” de Daniel Goleman, é exposto a luta que existe entre o foco versus às distrações da vida, comenta: “O nosso foco está continuamente lutando contra distrações, tanto internas quanto externas. A questão é: o que as nossas distrações estão nos custando?”. Precisamos refletir e nos perguntar a cada instante, sobre os custos versus benefícios das distrações, e escolher o que nos dará excelentes e permanentes resultados para vida.

Enfim, o boxeador campeão Éder conseguiu ter foco e obteve títulos nacionais e internacionais, por isso o seu nome está no “Hall da Fama“, entretanto, provavelmente, ele disse não para muitos convites, e isso é bem explicado, sobre a temática do foco, pelo mestre da tecnologia, Steve Jobs: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

www.francisney.com.br

Um comentário sobre “Galinho de Ouro: Foco

  1. Após a leitura do “FOCO” de Francisney, defini o seguinte conceito de Foco:
    Muitos líderes buscam pessoas multidisciplinares, no entanto, estas devem ter o foco bem definido enquanto realiza cada uma de suas terefas e as devem realizar uma por vez; caso contrário, uma delas poderá não ter o êxito esperado.
    Se analisarmos dentro de um contexto empresarial, penso que este seria o ideal.
    RVC

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s