NOSSOS DESAFIOS

Por Francisney Liberato

Estou passando minhas férias em Miami Beach, na Flórida, fui desafiado a correr uma corrida de 5 km sem intervalo para descanso. Para mim isso é um enorme desafio, visto que não tenho experiência em corridas de rua, entretanto pratico outras atividades esportivas. Iniciou-se a corrida, tendo como base o que foi planejado, mas com o passar do tempo percebi que é importante avaliar a distância percorrida, o objetivo a ser alcançado, além da finalização da prova. Apesar das dificuldades, contratempos e obstáculos que enfrentei durante o percurso da prova, obtive êxito na conclusão da mesma.

O dicionário eletrônico Dicio descreve o verbete desafio como: ação ou efeito de desafiar, convocação para todo tipo de jogo, competição, disputas etc, ato de instigar alguém para que realize alguma coisa, normalmente além de suas competências ou habilidades, ocasião ou grande obstáculo que deve ser ultrapassado.

Durante a corrida refleti sobre algumas situações que podem ter a capacidade de produzir em nós efeitos positivos, quanto negativos, e que também determinam a nossa trajetória de vida.

O DESAFIO É PARA TODOS. Todos somos desafiados em algum momento da nossa vida, tanto na família, no trabalho, na escola, nos relacionamentos, enfim, há inúmeras possibilidades de aceitarmos ou procrastinarmos os desafios que as circunstâncias da vida nos impõem. A liberdade de opção, aceitação ou não, é uma decisão individual que teremos que tomar ao longo da nossa existência. De acordo com o filósofo grego Sócrates a vida sem desafios não tem sentido, “uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”, em certos momentos podem ser que algum estímulo pessoal ou profissional seja o pior e o mais difícil de ser enfrentado e vencido, mas o que quero deixar bem explicito é que: quando se impõe um estimulo, uma meta ou um objetivo, se tem a exata noção que são dados para pessoas que têm capacidade, competência, conhecimento e habilidade para enfrenta-los e vencê-los.

Não devemos encarar os desafios da vida como uma simples ameaça, mas como uma possibilidade real de transformação, o psicólogo americano Maxwell Maltz corrobora com esse princípio ao declarar que: “A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades”.

A DISTÂNCIA PERCORRIDA NOS AJUDA A CONTINUAR. É necessário que entendamos e aprendamos que o caminho percorrido, é extremamente importante para que possamos adquirir competências, habilidades e resiliência, para que a nossa corrida não seja em vão. Eu pude constatar durante a corrida que, a cada metro e quilometro percorrido, uma motivação extra me estimulava continuar correndo, apesar dos obstáculos ao longo da corrida.

O INTERVALO DA CHEGADA NOS MOTIVA VENCER OS DESAFIOS. É de fundamental importância observar o quanto ainda faltava para atingir a meta, embora o meu corpo já estivesse sofrendo as consequências naturais do desgaste físico e mental, mesmo assim eu sabia que poderia ir um pouco além, quebrar paradigmas, sentir que eu sou mais forte e capaz o suficiente, não para vencer a corrida, mas para conseguir cruzar a linha de chegada. A distância percorrida e ainda o quanto falta para o final da corrida, devem servir de estimulo para que não desistamos e não abramos mão dos nossos sonhos.

COMEMORE POIS MUITOS NÃO CHEGAM ATÉ O FINAL. Os desafios vencidos com competência e ética devem ser celebrados, porque isso é o resultado de todo o esforço empreendido, além de servir como estimulo para que novas metas e novos desafios sejam planejados. Portanto, quero que essa experiência sirva para me estimular a planejar e executar os desafios e sonhos que tenho para minha vida, e que o mesmo ocorra com você. Que possamos colocar em prática na nossa vida esse axioma de Augusto Cury: “Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise”.

Que venham novos e diferentes desafios!

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

http://www.francisney.com.br

2 comentários sobre “NOSSOS DESAFIOS

  1. Muito bom a reflexão.
    Sempre vivendo a cada dia desafiando os limites e acima de tudo alcançando a vitoria mais caso não consiga de imediato importante continuar tentando pois na nossa “corrida diária” podem vir e vem mesmo os desafios de uma forma ou de outra, então aprendemos a ser vitorioso com esses obstáculos.

    Curtir

  2. Excelente reflexão. Até pq, quem não viveu ou vive grandes desafios nesta vida? Na minha vida são eles que me fazem ser quem sou. São eles, os desafios, que me fazem buscar mais e mais, vivendo um momento de cada vez, mesmo entre dores, mas com certeza tbm entre amores. Os meus desafios me elevam como matéria e espírito. Sou muito melhor depois que cumpro os meua desafios. Porranto, eles são extraordinários para o meu crescimento. Obrigada pela reflexão querido. Valeu!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s