Crescer faz bem

Por Francisney Liberato

O Elefante Africano é o mamífero com maior período de gestação, aproximadamente 645 dias, ou seja, 22 meses para nascer o filhote. Para a mulher, o tempo médio é de aproximadamente nove meses de gestação. Inverter os tempos de gestações entre mulheres e animais causaria tamanha confusão, pois cada ser foi criado de forma singular.

Segundo o Dicionário Houaiss, a palavra crescer significa “desenvolver progressivamente, aumentar em altura, estatura, comprimento, volume, intensidade, quantidade, avançar, progredir, prosperar, enfim”.

Crescer requer tempo. O elefante africano tem que aguardar os vinte e dois meses dentro do ventre da mãe para nascer. Imagine se o elefante não concordasse com esse tempo, mudaria alguma coisa? Creio que não, pois a lei da natureza é assim, quer concorde ou não, o crescimento depende de tempo e paciência.

Crescer é natural. A criança dentro do ventre da mãe precisa de cada dia para desenvolver etapas do seu corpo. Quando era menino tinha uma visão acelerada sobre o crescimento, pois era um dos mais baixo, em estatura, entre os meus amigos. Desejava crescer a qualquer custo, mas percebia que não adiantava. O tempo passou e o crescimento veio, de forma simples e natural, e foi além do que eu esperava, visto que hoje meço 1,82 cm.

Crescer depende de estar preparado. Como crescer na profissão se não estiver preparado? Quase que impossível, visto que, para que o crescimento ocorra, é preciso estar preparado, estudar, trabalhar, fazer o melhor, para quando chegar a oportunidade de crescimento, você esteja pronto! Muitos reclamam dizendo que não tem oportunidades em suas profissões, mas a pergunta deve ser, você realmente estar preparado para crescer? Está preparado para ocupar um cargo relevante na empresa?

Crescer pode ser desenvolvido. Todos temos a capacidade de desenvolver novas habilidades, basta querer e buscar a forma adequada de implementá-la. No livro “Produtividade para quem quer tempo”, o autor descreve que “uma verdadeira mentalidade vencedora […] é fundamental em qualquer conquista da vida, e a boa notícia que já posso dar desde agora é que é possível desenvolver essa mentalidade”.

Crescer faz bem. O crescimento nos ajudar a dar satisfação e bem-estar para nós mesmos, nos dá prazer em viver, e isso produz no cérebro, substâncias, como a dopamina, que estimulam o prazer, a alegria, a felicidade, a motivação.

Crescer sempre. Nunca devemos parar de crescer na vida, pois a partir do momento em que pararmos de crescer, a nossa vida começa a estagnar. O professor Daniel Goleman esclarece que “O cérebro humano não está totalmente formado no nascimento. Continua a moldar-se durante a vida, com um ritmo mais intenso de crescimento durante a infância”. Ou seja, o nosso cérebro está disposto a colaborar para o nosso crescimento ad aeternum.

Assim, está claro que temos todas as vantagens e possibilidades para crescimento na vida, mas isso depende de decisão, de querer crescer, pois crescer é natural, requer tempo, faz bem, pode ser desenvolvido e pode ser permanente. Lembre-se, nunca é tarde para crescer na vida!

E finalizo com a música Crescer das Chiquititas:

 (…)
Crescer não é ser mais alto
Crescer não é ser mais forte
Crescer não é ser maior
É muito mais que isso
É poder ir mais longe
Com nosso coração
Saber olhar para dentro
Ser cada vez melhor
Saber olhar pra dentro
Ser cada vez melhor

(…)
Crescer é ser mais livre
Crescer é ver além
Crescer é ser o dono
Dos nossos próprios sonhos
E correr os riscos
De tocar o fundo
De ser mais parecidos
Do que na verdade somos
De ser mais parecidos
Do que na verdade somos. 

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo,Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

www.francisney.com.br

 

Um comentário sobre “Crescer faz bem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s