Os benefícios da atividade física para o cérebro

Por Robson Siqueira

Não é segredo que a atividade física produz inúmeros benefícios para o corpo, mas agora a ciência reuniu provas suficientes para adicionar um novo e poderoso efeito à sua lista de ações positivas: o aprimoramento do cérebro.

Recentes descobertas indicam que a prática regular de exercícios ajuda a pensar com mais clareza, melhora a memória e proporciona um significativo ganho no aprendizado.  Estudos sugerem que as mudanças podem ser ainda mais profundas, alterando a própria estrutura do órgão ao incentivar o nascimento e o desenvolvimento de neurônios.  Tais conclusões resultam de uma ampla revisão de pesquisas divulgada recentemente em solo americano por uma das mais renomadas cientistas no campo da neurogênese, Henriette van Praag (Ph.D), do Laboratório de Neurociências do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Henriette e seus colaboradores afirmam que há maior produção de neurônios e um aumento das substâncias que atuam na nutrição e desenvolvimento dessas células em animais submetidos a exercícios regulares. O trabalho foi publicado pela revista “Current Topics in Behavioral Neurosciences”. A cientista detectou ainda que o exercício aumenta a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões, a chamada neuroplasticidade.

Além disso, em estudos com ressonância magnética realizados em indivíduos, foi possível observar que quem se exercita regularmente produz uma intensa atividade no hipocampo. Essa região cerebral está relacionada com a memória, a aprendizagem, além de ser responsável pelo armazenamento das células-tronco que dão origem aos novos neurônios.

Essas relações entre exercícios e cérebro causam implicações imediatas e futuras na vida de milhares de pessoas. Cientistas relatam que um dos benefícios é a elevação dos níveis de oxigenação e do fluxo sanguíneo no corpo como um todo. “Por si só essa mudança já melhora o funcionamento da memória e da concentração e previne o acidente vascular cerebral”, explica Gisele Sampaio Silva, gerente-médica do programa integrado de neurologia do Hospital Albert Einstein e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O incremento da circulação também estimula a comunicação mais eficiente entre os neurônios, pois a atividade física aumenta a produção e a liberação de neurotransmissores. “Esses hormônios fabricados pelos neurônios atuam nas sinapses, a comunicação entre essas células”, esclarece Ricardo Arida, professor e pesquisador do Departamento de Fisiologia da Unifesp. Esses compostos participam da regulação de funções como memória, aprendizagem, emoções, sede, sono, fome, bem-estar, ansiedade e humor. O resultado é um reequilíbrio das quantidades dessas substâncias no cérebro, compensando déficits ou excessos, o que melhora o desempenho global do órgão.

Os exercícios físicos mais indicados a impulsionar essas mudanças no cérebro são as atividades aeróbicas e a combinação destas com as anaeróbicas. Atividades aeróbicas são aquelas que necessitam de maior capacidade pulmonar, respiração controlada, podendo ser de baixa intensidade e longa duração, como por exemplo: caminhada, hidroginástica, corridas leves, natação etc. Já as atividades anaeróbicas são aquelas que requisitam maior força muscular em um intervalo de tempo curto: provas de 100m rasos, sprints, saltos, ou qualquer exercício que consista de movimentos rápidos de alta intensidade.

Pelos benefícios acima expostos, ressaltamos a importância do exercício físico para o contínuo desenvolvimento cerebral, e incentivamos a participação de todos em atividades que sejam mais adequadas à realidade de cada um.

Professor Robson Siqueira da Cunha