A arquitetura de Deus

Por Francisney Liberato

Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barneia para espionar a terra. E eu dei um relatório que sabia que era verdadeiro. Josué 14:7

Depois de fazer a divisão das terras, Calebe se aproxima do seu amigo Josué para contextualizar o ocorrido naqueles anos que viveram juntos.

Calebe tinha 40 anos quando foi escolhido para ser um dos espias na terra de Canaã. Ele trouxe a Moisés um relatório digno, com qualidade e cheio de otimismo, mesmo vendo os gigantes que habitavam aquelas terras.

Moisés elogiou a fidelidade e a fé do jovem Calebe. O líder de Israel prometeu a Calebe que ele entraria na terra e seria um dos herdeiros. Apenas Josué e Calebe entrariam na Terra Prometida, além da nova geração de indivíduos do povo.

Após os 40 anos caminhando no deserto, eles chegaram ao Rio Jordão, e a Palavra de Deus disse que eles lutaram por aproximadamente cinco anos para conquistar a terra dos seus antepassados.

Na conversa e contextualização com Josué sobre o histórico, Calebe já estava com 85 anos e se sentia um jovem no seu íntimo, mesmo com a idade avançada.

A juventude de Calebe não estava nele especificamente, mas sim em Deus, que lhe dava forças todos os dias para que ele pudesse ter garra, perseverança e esperança.

Que plano maravilhoso Deus preparou para Calebe! Que histórico lindo! Será que nas nossas vidas nos manteremos firmes com Deus, mesmo em meio às dificuldades, preocupações e desgraças deste mundo? Como será a sua fé quando passar pelas dificuldades?

Calebe estava firme em sua fé, motivado e confiante. De escravo no Egito, peregrino no deserto, estava à frente da Terra Prometida, mas, pelo desânimo e fracasso do povo, também foi penalizado e teve que andar 40 anos pelo deserto, para, enfim, lutar e conquistar a Terra de Canaã.

Deus é o nosso arquiteto. Que nós também possamos ter um final feliz como o de Calebe que, apesar das intempéries da vida, foi um vencedor e desfrutou da Terra que mana leite e mel.

A terra de Canaã ficou no passado, a nossa esperança é estarmos na nova Terra Prometida. Isso nós conquistaremos quando Jesus Cristo retornar a este mundo como Rei do Universo.

Eu sei que Deus tem os mesmos planos para as nossas vidas, mas precisamos querer e aceitar a sua graça maravilhosa. A escolha está em nossas mãos. Que o nosso destino possa ser como o de Josué e Calebe, conforme descrito em Josué 14:7-11: “Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barneia para espionar a terra. E eu dei um relatório que sabia que era verdadeiro. Os homens que foram comigo espalharam o medo no meio do povo, mas eu obedeci fielmente ao Senhor, meu Deus. Naquele dia Moisés me fez a seguinte promessa: ‘Calebe, você obedeceu fielmente ao Senhor, meu Deus. Por isso fique certo de que você e os seus filhos serão donos para sempre de toda a terra que pisarem’. E Calebe continuou: ‘Agora veja! Faz quarenta e cinco anos que o Senhor Deus disse essas coisas a Moisés. Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto; e o Senhor me tem conservado com vida até hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso’”.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado” e “Liderança”. 

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagram: clique-aqui

YouTube: clique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotify: clique_aqui

Saiba mais sobre o autor: clique-aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s