Reconstruindo a visão

Por Francisney Liberato

São estas as terras que o povo de Israel recebeu em Canaã. Josué 14:1

Depois da desobediência do povo de Israel e por ter duvidado do poder de Deus, eles acabaram quase todos mortos no deserto. A mentalidade daquele povo não era sadia, pois eram pessoas que reclamavam de tudo, não confiavam em Deus, mesmo depois de observar muitos milagres.

Para os sobreviventes, o tempo passou, foram 40 anos andando pelo deserto. Agora, depois desse período, o “novo” povo de Israel estava mais uma vez em frente à Terra de Canaã. Alguns nem tinham nascido na época da punição, então estavam pela primeira vez à frente da promessa. Já outros, estavam pela segunda vez diante da terra dos cananeus.

Havia diferenças entre a população antiga de Israel e as novas pessoas. O novo povo estava com uma nova mentalidade, agora mais confiantes, com fé, com força e muita garra para conquistar a promessa feita aos seus antepassados.

A vitória era tão certa que atravessaram o Rio Jordão, similar ao que aconteceu com Moisés quando atravessou o Mar Vermelho. Um novo milagre, para que os jovens vissem com os próprios olhos o poder de Deus.

Guerrearam e lutaram por aproximadamente cinco anos. Que mentalidade positiva daquele povo! Diferente dos seus antecessores, que estavam amedrontados com os gigantes e com medo da guerra que nem chegaram a enfrentar, pois morreram antes.

Venceram todas as lutas. Eles estavam na Terra Prometida. Que alegria! Que bênção! Depois de muitos anos, agora eles poderiam efetivamente desfrutar da terra que mana leite e mel.

Josué tinha a responsabilidade de dividir o território da Terra Prometida para as tribos de Israel. Assim foi feito: 2,5 tribos ficaram com terra de um lado do Rio Jordão, e 9,5 tribos ficaram do outro lado do Jordão. Os levitas não receberam terras.

E você? Como tens encarado a realidade de sua vida? A sua mentalidade está de acordo com o povo de Israel antigo ou com a nova geração? Está vivendo triste, fracassado, amedrontado, sem direção, pessimista? Ou, quem sabe, mantendo a mente focada, alegre, feliz, não desanimando, guerreando, confiando em Deus, com fé, com a mentalidade positiva?

Se hoje a sua visão está similar à do povo de Israel mais antigo, convido você a mudar a sua mentalidade e estar de acordo com a visão do “novo” povo de Israel. A decisão é sua!

Que o Senhor possa reconstruir a nossa visão e a nossa mentalidade.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado” e “Liderança”. 

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagram: clique-aqui

YouTube: clique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotify: clique_aqui

Saiba mais sobre o autor: clique-aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s