Puxando as rédeas

Por Francisney Liberato

Ser feliz é o mesmo que manter o controle das emoções. Não agir de maneira desestruturada é saber usar a razão para equilibrar as emoções e os processos emocionais.

Já assistiu a algum filme em que há uma carroça desgovernada? O condutor da carroça tenta a todo instante colocar o animal e a carroça nos trilhos, mas tem muita dificuldade de fazer isso. O condutor se esforça para fazer a sua parte, mas mesmo assim não consegue obter êxito, pois não consegue dominar o meio de locomoção.

A nossa vida emocional se parece como uma carroça desgovernada. Sabemos que necessitamos colocar a carroça da vida nos caminhos corretos, porém temos muitas dificuldades de fazer isso.

Tentamos controlar a carroça das nossas vidas por intermédio da emoção, contudo esquecemos de racionalizar esse redirecionamento para um caminho melhor.

Para puxar as rédeas da carroça de nossas vidas é indispensável que coloquemos a razão em primeiro lugar, de modo que ela conduza a um caminho melhor. Quando se fala em utilizar a razão, é o mesmo que explorar o nosso hemisfério esquerdo do cérebro, isto é, a parte racional de cada ser humano.

O autocontrole é a habilidade de tomar as rédeas de nossas emoções, principalmente, das emoções que não conseguimos dominar como, por exemplo, a raiva, o estresse, e a impaciência. É necessário que puxemos as rédeas da emoção a fim de redirecionarmos para um caminho mais sensato.

Não dá para viver no mundo de forma desorganizada e desestruturada, andando pela vida como um louco sem conseguir dominar as próprias emoções. Você e eu precisamos dizer para nós mesmos que temos o controle de nossas vidas. Somos nós que mandamos em nossas vidas.

Eu não quero viver como uma carroça desgovernada neste mundo, é preferível organizar a nossa mente para assegurar que a nossa emoção seja conduzida de forma tranquila e serena. O controle e a organização visam trazer para cada um de nós um caminho seguro e mais feliz.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado” e “Liderança”. 

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagram: clique-aqui

YouTube: clique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotify: clique_aqui

Saiba mais sobre o autor: clique-aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s