Deus não muda

Por Francisney Liberato

Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de ideia e não castigou a cidade como tinha dito que faria. Jonas 3:10

Os atributos de Deus são perfeitos. Ele tem a onisciência (sabe de tudo), a onipresença (está em todos os lugares o mesmo tempo) e a onipotência (tem o poder sobre tudo e sobre todos).

Por Deus conhecer tudo, ou seja, o passado, o presente e o futuro, conclui-se que Ele jamais muda. Será mesmo?

Na primeira vez, Jonas deveria ir para Nínive, mas não foi. Dentro do peixe gigante ele teria morrido, mas se arrependeu, e assim Deus concedeu a ele uma nova chance.

Neste simples relato já percebemos como Deus trabalha. Ele não muda de ideia, pelo contrário, é o ser humano que se arrepende e muda as suas escolhas e decide mudar. A relação é a de causa-efeito condicional.

Se pecar, certamente morrerás, mas, se mudar de ideia, certamente viverás. Se muda a causa, mudam-se os efeitos. A particular “se” é uma condicional, nada mais é que exercer o livre-arbítrio.

Jonas desobedeceu e não morreu, porque decidiu mudar as suas escolhas. Deus não mudou. O profeta, sim, mudou.

Em Jonas 3:10 descreve-se o arrependimento do povo de Nínive: “Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de ideia e não castigou a cidade como tinha dito que faria”.

A lógica foi a mesma. Jonas mudou, e então Deus lhe concedeu uma nova chance. A população de Nínive se arrependeu e mudou de pensamentos, desse modo, Deus lhes concedeu uma nova oportunidade.

Deus não muda. A oportunidade ainda é oferecida para nós: mude os seus pensamentos, as suas escolhas, as suas ações, as suas amizades, os seus relacionamentos, que Deus pode flexibilizar e nos dar uma nova oportunidade.

Na música “Deus não muda” de Paulo Baruk, encontra-se o seguinte refrão: “Deus não muda. Deus não falha. Não se esquece. Nem se cansa. De amar-te, de querer-te. De lutar por você. Pra contigo estar pra sempre”.

Por fim, as consequências só mudam se houver a mudança do nosso coração. Saiba escolher os caminhos de Deus que levam você à salvação. Deus nos dá novas oportunidades, unicamente, para salvar-nos do pecado e, acima de tudo, porque Ele nos ama.

Francisney Liberato é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”. 

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagram: clique-aqui

YouTube: clique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotify: clique_aqui

Saiba mais sobre o autor: clique-aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s