Desceu porque quis

Por Francisney Liberato

Porém, Jonas tinha descido ao porão e ali havia se deitado e caído num sono profundo. Jonas 1:5

A história do profeta Jonas é intrigante. Nela encontramos muitos detalhes que podem enriquecer as nossas vidas.

Jonas, com base no seu livre-arbítrio, escolheu desobedecer à voz de Deus. Ao invés de ir para Nínive, como o Senhor havia ordenado, ele optou em ir para Társis. Como seres humanos, também cometemos muitos erros. Não importa se você é um pastor, missionário, líder dos jovens, um membro fervoroso da igreja, infelizmente, às vezes não escutamos a voz de Deus e optamos por agir por conta própria.

A tempestade era grande naquele mar. O barco estava instável. Todos estavam com muito medo de perder suas vidas.

Jonas já tinha descido para a cidade de Társis, que se localizava abaixo de Nínive. No livro de Jonas 1:5, está escrito: “Porém, Jonas tinha descido ao porão e ali havia se deitado e caído num sono profundo”. E o profeta desceu para o porão, pois, além de estar desobedecendo às ordens de Deus, ele tinha ciência do fato.

E em Jonas 1:5, conta-se a história que o profeta foi lançado ao mar. Mais uma vez Jonas desceu, e dessa vez, foi por água abaixo. Jonas estava no fundo do mar.

Será que, por muitas vezes, não agimos como Jonas? Queremos fugir de Deus, preferindo seguir os nossos próprios ensinamentos, ao invés da Palavra de Deus. Descemos. Caímos. Tropeçamos. E, mesmo assim, ainda continuamos a teimar com Deus. O profeta desceu três vezes; a primeira, indo para Társis, a segunda desceu para o porão, e a terceira, foi jogado ao fundo do mar.

Qual é o seu estado atual? Você tem obedecido a Deus? Ou está no fundo do mar das consequências do pecado? Continua descendo em sua vida? As suas perspectivas e objetivos estão fracassados? O profeta desceu três vezes, por escolha própria, pois achava que sabia mais do que Deus.

O mais importante é saber que, apesar de que sua situação hoje esteja complicada, que não haja vontade de sair da cama para trabalhar, que você já tenha perdido a fé, que esteja distante de Deus, que não vai mais à igreja e que tenha perdido a vontade de viver, posso te afirmar: Deus alcançou Jonas no fundo do mar, e Ele pode fazer o mesmo por você, não importa o seu passado e muito menos o quão longe você esteja.

Jonas nos deixou uma grande lição. Apesar de ter teimado e descido ao fundo do mar, ele se arrependeu. Nós devemos nos arrepender hoje se quisermos que Deus resgate a nossa vida.

Jonas 2:1-9 relata o coração arrependido do profeta, dentro da barriga do grande peixe: “O Senhor Deus, dizendo: Ó Senhor Deus, na minha aflição clamei por socorro, e tu me respondeste; do fundo do mundo dos mortos, gritei pedindo socorro, e tu ouviste a minha voz. Tu me atiraste no abismo, bem no fundo do mar. Ali as águas me cercavam por todos os lados, e todas as tuas poderosas ondas rolavam sobre mim. Pensei que havia sido jogado fora da tua presença e que não tornaria a ver o teu santo Templo. As águas vieram sobre mim e me sufocaram; o mar me cobriu completamente, e as plantas marinhas se enrolaram na minha cabeça. Desci até a raiz das montanhas, desci à terra que tem o portão trancado para sempre. Tu, porém, me salvaste da morte, ó Senhor, meu Deus! Quando senti que estava morrendo, eu lembrei de ti, ó Senhor, e a minha oração chegou a ti, no teu santo Templo. Aqueles que adoram ídolos, que são coisas sem valor, deixaram de ser fiéis a ti. Mas eu cantarei louvores, e te oferecerei sacrifícios, e cumprirei o que prometi. A salvação vem de Deus, o Senhor!”. Após o arrependimento do profeta, Deus foi misericordioso e atendeu a sua oração.

Infelizmente, o nosso livre-arbítrio nos faz optar por caminhos aparentemente fáceis e bonitos, todavia, sabemos que o futuro nos levará a lugares perigosos e distantes de Deus. Ele é amor e a sua misericórdia dura para sempre. Se você quer sair da “boca do grande peixe”, assim como Jonas, basta se arrepender.

Francisney Liberato é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”. 

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagram: clique-aqui

YouTube: clique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotify: clique_aqui

Saiba mais sobre o autor: clique-aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s