Como melhorar a concentração?

Por Francisney Liberato

É possível desenvolver uma concentração readequando os nossos hábitos?

Quando surgiu o novo Civic, da Fabricante Honda, houve muita divulgação nos meios publicitários por conta de ser um automóvel revolucionário e que se assemelhava com o carro do “Batman”. Porém, mesmo com o excesso de propagandas, estas não me chamavam atenção, uma vez que a princípio eu não tinha interesse e nem condições de adquirir o veículo, aliás, nem o percebia quando percorria pelas ruas.

Passados alguns dias, a vontade de adquirir esse automóvel me despertou o interesse por ele. Diante disso, comecei a pesquisar, trocar ideias com pessoas que entendiam do assunto, ou seja, depositei o meu tempo disponível para tal diagnóstico.

Fato relevante e estranho aconteceu: a partir do momento que eu decidi adquirir o automóvel, por onde eu andava, só via os “Civics”. Nunca vi tantos veículos iguais, de diversas cores e modelos, em todos os lugares da cidade.

O que mudou na minha mente depois que decidi comprar o veículo? Sem dúvida alguma foi o interesse.

O interesse vai nos proporcionar energia e força necessárias para manter o foco naquilo que realmente queremos e desejamos. Mesmo na existência de muitos veículos circulando pelas avenidas, o meu foco, interesse, concentração estavam no Civic.

Lembra-se da época em que você se apaixonou por alguém? Recorda-se que pensava a todo instante nessa pessoa de forma interessada e não se cansava? Observe quando você dirige o carro em uma alta velocidade, o que não é indicado, apenas para exemplificar, a sua concentração também aumenta mesmo que haja diversas distrações. Interesse! Interesse! Interesse!

Se tem interesse em estudar, vai aprender. Se tem foco no trabalho, conseguirá atingir as metas. Se você se concentra na família, vai se sentir bem nela. Se aprecia a leitura diária da Bíblia, vai se interessar pelas suas instruções e orientações. O sentido inverso também é verdadeiro, se não há foco, concentração e interesse, não haverá resultados positivos e satisfatórios.

A concentração é a sua vontade voluntária de centrar, de convergir a mente em um objeto, atividade, pessoa, trabalho, estudo, enfim. Você precisa fixar os seus pensamentos e a sua mente naquilo que deseja. A sua atuação é de um sujeito ativo, pois você tem a capacidade de governar a mente.

Há distrações por todos os lugares: as redes sociais são um tremendo desfoco da atualidade, a mídia de forma geral, os filmes e seriados para “maratonar”. Além disso, a preguiça, a preocupação e o desânimo também nos distraem. Ninguém está imune às distrações deste Mundo. Independentemente da idade, sexo, religião, país, condição social, cor etc. todos temos “luzes” e facilidades atraentes para nos desviar daquilo que realmente importa e faz sentido para vida.

A alimentação leve e balanceada é pertinente para melhoria da concentração. A atividade física sempre é um alicerce para uma vida saudável, sob o ponto de vista físico, mental e emocional. Ter uma noite tranquila e serena, não ingerir bebidas alcoólicas, evitar o excesso de atividades e metas. Fazer apenas uma atividade por vez, e não se estressar, todas essas dicas são importantes para o nosso bem, se desejarmos melhorar a nossa concentração, é claro.

Anote na agenda e na sua mente: se há interesse, haverá concentração e consecução daquilo que desejar. O interesse nos fará distanciar das distrações.

É preciso querer ter concentração, gerenciar o tempo, talvez, seja um bom começo.

Desenvolva o interesse pelas coisas, lembre-se: no início tudo é difícil e complicado, mas com a sua persistência, logo você supera os obstáculos e, com certeza, conquistará o que deseja.

Segundo Bruce Lee: “A concentração é a raiz de todas as grandes habilidades do homem”, se é uma capacidade, quer dizer que poderá ser treinada e desenvolvida. Para o tempo destinado para sua concentração em determinada atividade, sempre haverá diversas tentações para lhe distrair. Você escolhe em qual lado estará, a luta mental será constante e perene.

Não há como concentrar em muitas atividades ao mesmo tempo, por isso é necessário que você priorize as tarefas e atividades, de acordo com as suas vontades e necessidades. Coloque as coisas em ordem de importância, considerando os fatores tempo e prazo.

Após me interessar pelo Civic, a minha vontade e concentração foram ativadas e aprimoradas. Se com uma circunstância comum foi possível adquirir esse instrumento poderoso, quer dizer que em outras ocasiões, também posso utilizar das mesmas estratégias, isto é, o interesse e a decisão constantes.

Concentre-se mais nas atividades da sua vida!

Francisney Liberato é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”. 

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagram: clique-aqui

YouTube: clique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotify: clique_aqui

Saiba mais sobre o autor: clique-aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s