De malas prontas

Por Francisney Liberato

A despeito das adversidades, precisamos estar preparados para os imprevistos e fortuitos da vida

É sempre importante organizar a mala, a fim de estar preparado para uma viagem, principalmente se for a lazer. Deixar as malas prontas, demanda tempo e atenção, entretanto, somente depois disso, você estará preparado para ir a qualquer lugar.

Imaginemos, de forma hipotética, que você fará uma viagem de carro com alguns amigos. Você, de maneira precavida, agiu com antecedência e deixou sua mala pronta, no dia anterior à viagem. Devido a um imprevisto, foi necessário sair de viagem uma hora antes do combinado, a fim de evitar problemas de trancamento de pista, como a sua mala já estava pronta, não houve nenhum transtorno para você.

Uma outra situação: os amigos lhe informaram que chegarão uma hora e meia depois do horário combinado, ainda assim você não terá nenhum impacto, pois a sua mala já está pronta. Outro cenário, os amigos lhe informaram que vão mudar a cidade destino da viagem, mesmo assim, você não sofrerá nenhum impacto, uma vez as suas malas estão prontas. Se os seus amigos avisarem que vão cancelar a viagem, será uma pena, contudo, a sua mala já está pronta, e você terá apenas o trabalho de desfazê-la.

Observe que, nos cenários hipotéticos, apesar do efeito “surpresa” e não programado, em nada lhe prejudicou, pois, independentemente da situação, as suas malas estavam prontas, devido a sua organização e preparo.

Estar de malas prontas significa estar preparado para qualquer cenário da vida, o que trará mais tranquilidade, paciência, organização e racionalidade para sair de alguma situação difícil, por exemplo.

Depois de tantas possibilidades, o que significa estar de “malas prontas”? Esse conceito traz a ideia de estar preparado para viver as mais diversas circunstâncias da vida, sejam elas boas ou ruins, porém, de maneira amenizada. Isso não significa que você deva esperar algo negativo de tudo, pelo contrário, alguém preparado, ou de “malas prontas”, é alguém que usa de toda sua sapiência para reverter, se necessário, um cenário não tão favorável, a ponto de não se deixar macular pelas circunstâncias negativas que, porventura, surgirem.

As malas prontas se traduzem em situações delicadas, em que se deve usar da emoção de forma inteligente, como o cenário em que há um ente querido à beira da morte. As malas prontas podem ser usadas para você que saiu de um relacionamento recente e deve manter o equilíbrio emocional para superar a ruptura. As malas prontas são aquelas situações em que você trabalha, mas devido a circunstâncias do mercado de trabalho, você é convidado pelo chefe a procurar outro emprego. As malas prontas significam o tempo que você se dedicou consideravelmente aos estudos, mas, mesmo assim, teve dificuldades com a disciplina e foi reprovado, como consequência, terá que repetir a matéria no próximo semestre.

É fácil estar de malas prontas? Eu creio que não. Não obstante, devemos estar preparados para quaisquer circunstâncias. Por mais difícil que possa parecer, essa ideia consiste em permitir o amortecimento dos dissabores da vida.

Não estar de malas prontas é dificultar o processo da cura emocional, pois o seu sofrimento e o impacto virão de maneira despreparada.

É sempre bom lembrar que não temos o controle sobre tudo o que acontece em nossa vida. Mesmo que sejamos pessoas boas, isso não nos exime de problemas. Espero que nada de ruim aconteça na sua vida, de todo modo, esteja preparado e arrume as suas malas.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Palestrante Nacional, Professor, Coach e Mentor. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Autor dos Livros:Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz” e “Singularidade”.

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagram: clique-aqui

YouTube: clique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotify: clique_aqui

Saiba mais sobre o autor: clique-aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s