O sucesso da primeira impressão

Por Francisney Liberato

Todos nós queremos ser bem-sucedidos perante as pessoas que nos rodeiam. Ter uma comunicação aberta proporcionará uma boa impressão para os outros, possibilitando maiores chances para o nosso sucesso.

Ninguém aprecia estar perto de pessoas negativas, tristes, deprimidas, pessimistas e que não desejam alcançar novos desafios.

Todos nós queremos e necessitamos estar próximos de pessoas otimistas, felizes, alegres, que têm objetivos definidos de vida e que almejam crescer a cada dia.

Já dizia o ditado popular que “a primeira impressão é a que fica”. Andei refletindo a respeito desse ditado e tive uma maior compreensão e entendimento a respeito dessa primeira impressão. Entendi que nós devemos nos esforçar, constantemente, para ser bem-sucedidos numa primeira comunicação com alguém.

Muitas pessoas, quando me veem pela primeira vez, têm a impressão de que eu sou uma pessoa séria, ou que leva uma vida muito dura. Mas por eu me conhecer bem, eu digo que sou uma pessoa alegre, divertida, focada e criativa.

Porém, o que vale é a primeira impressão. Não adianta nada olhar para dentro de mim mesmo e entender que sou diferente do que o outro me enxerga. Reconhecer que eu preciso melhorar a minha primeira impressão é fundamental.

Como parte do meu aprendizado e com intuito de disseminar o conhecimento, indico para todos algumas dicas relevantes para aprimorar a primeira impressão.

Sorria sempre. O sorriso é uma ferramenta que desarma qualquer tipo de má intenção que possa provir daquele com quem estamos nos comunicando. Por intermédio do sorriso, é transmitida a impressão de que somos abertos e acessíveis a comunicar-se positivamente.

Chamar o interlocutor pelo nome. Como é bom estarmos do lado de pessoas que nos chamam pelo nosso nome! Chamar um indivíduo pelo nome demonstra que ele é único, que ele é ímpar e merecedor da sua atenção.

Cumprimente a pessoa de forma respeitosa. Aqui, varia do lugar e cultura. Se é de praxe cumprimentar o outro com dois beijos no rosto, faça isso; se for apenas um aperto de mão, assim você deverá agir. Quando cumprimentamos a pessoa de acordo com a forma com que deve ser tratada, dá abertura para um diálogo aberto, simples, objetivo, com o intuito de se comunicar.

Olhe nos olhos dos indivíduos. Como estamos tratando da primeira impressão, o olhar nos olhos da pessoa demonstra que estamos abertos, que somos verdadeiros e sinceros para com o interlocutor.

Nem sempre percebemos o quanto temos falhado no trato da primeira impressão. Às vezes fazemos as coisas sem ao menos pensar, já que se relacionar é intuitivo. Uma possibilidade que temos para melhorar isso é mediante o autoconhecimento ou a autoavaliação. Também é possível pedir que alguém confiável e próximo observe as nossas atitudes e nos dê um feedback.

Todos nós buscamos sucesso e queremos sempre crescer mais e mais. E para obter o sucesso é indispensável que tomemos como base da nossa vida essa nova forma de causar um impacto positivo, com uma boa impressão na vida das pessoas com as quais nos relacionamos.

É importante que se diga que passar uma boa impressão a outras pessoas nos mantém próximas de relacionamentos e melhora a nossa reputação. É melhor termos pessoas que falem bem a nosso respeito do que indivíduos que falem mal sobre os nossos comportamentos e atitudes.

Eu quero a partir de hoje aperfeiçoar a minha primeira impressão no relacionamento com os seres humanos. Parece fácil, mas digo que não é. Para conseguir o sucesso de ter uma boa impressão é indispensável que treinemos bastante. E você, aceita esse desafio?

Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador, Autor dos LivrosMude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência” e “A arte de ser feliz”.

http://www.francisney.com.br
Saiba mais sobre o autor: CLIQUE AQUI.
@francisneyliberato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s