Mulher: Quem é você?

Por Francisney Liberato

Mulher é sinônimo de amor incondicional.

Quem é você mulher que se formou da costela de Adão? Na criação do mundo, Deus criou o homem do pó da terra, após formado, Ele também criou a mulher, da costela do homem, como símbolo de equilíbrio que deve existir entre o homem e a mulher.

O objetivo de Deus é que ambos os sexos sejam iguais, mas isso não ocorre na realidade, como por exemplo, encontramos discrepâncias sociais e salariais, conforme dados divulgados pela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, onde afirmou que as mulheres ainda ganham, em média 20,5% a menos do que os homens no Brasil.

Quem é você mulher que consegue gerar filhos? Segundo o livro dos recordes “Guinness Book”, relata que uma russa foi a mulher que mais gerou filhos no mundo, sendo o total de 69, entre 1725 e 1765. Ela era esposa de um camponês chamado Feodor Vassilyev. O nome da mulher se perdeu ao longo do tempo, provavelmente seja o de Valentina Vassilyeva. Não importa a quantidade de filhos gerados, o mais importante é ter o dom da procriação, conforme os ensinamentos bíblicos descritos em Lucas 11:27: Feliz é a mulher que te deu à luz e te amamentou”.

Quem é você mulher que mesmo sendo discriminada e hostilizada por estar grávida antes do casamento? Maria a mãe de Jesus enfrentou às intempéries da vida e preconceito da população há época, por ter engravidado e concebido o homem que dividiu a história do mundo.

Quem é você mulher que demonstra empatia com os desfavorecidos? Mesmo após a morte da princesa Diana, mais conhecida como Lady Di, o seu legado ainda ressoa na Família Real. Essa mulher foi uma mãe dedicada e defensora de causas humanitárias, conhecida como a “Princesa do Povo” pela sua vocação filantrópica, admirada pelo trabalho de caridade, em especial por seu envolvimento no combate a AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres.

Quem é você mulher que enfrentou o rei do Egito para preservar a vida do seu filho? Na história bíblica, Joquebede arriscou perder a sua própria vida e a de outros filhos com o fim de preservar a existência do filho Moisés.

Quem é você mulher que acorda de madrugada para trabalhar e sustentar a sua família? Quantas e quantas mulheres dão o máximo de si para contribuir com sustentabilidade das finanças do lar. Nos moldes da vida atual, devido à crise, dificilmente o homem consegue manter o equilíbrio financeiro da casa, em decorrência disso, as mulheres investem em estudos, trabalho, com o intento de ganhar o seu sustento e da família como um todo.

Quem é você mulher que sai do seu lar para cuidar da residência de outras pessoas? São mulheres que, por não terem oportunidades de estudo e trabalho, estão dispostas a desempenhar o trabalho doméstico, mesmo que o labor seja difícil e complicado, pois estão no âmago do espaço de um lar, quer limpando a casa, lavando vasilhas, fazendo comida, zelando pelas roupas, enfim, o seu trabalho merece ser respeitado.

Quem é você mulher que age com justiça e imparcialidade? Na mitologia grega, conhecemos a deusa Thêmis, deusa da justiça, que aparece segurando uma balança, que significa equidade e igualdade, ela é representada com os olhos vendados, para designar a imparcialidade. É um símbolo do direito brasileiro.

Quem é você mãe, que me criou? Lembro-me da minha mãe que era uma pessoa sempre disposta e alegre, cujo nome era Francisca Batista da Cunha. Ela foi acometida pela doença sagaz, chamada de câncer. Vi a minha mãe se desfalecer a cada dia que se passava, mesmo seguindo as prescrições e tratamentos médicos. Um dia antes de sua morte, em estado vulnerável e fraca, ela me chamou e disse: “Nunca pare de estudar, mesmo que as circunstâncias da vida não sejam as melhores”. Quem é você mãe? Apesar de tudo, ainda encontrava força para ministrar conselhos ao segundo filho mais novo, e o mais “danado”, que há época, não tinha nem 14 anos de idade. Entendo que esse é um amor incondicional, o chamado amor de Deus, ou seja, amor ágape, aquele que é puro.

Enfim, a lista seria enorme para qualificar todos os dons recebidos pelas mulheres. Que possamos amá-las independentemente de qualquer situação. Que possamos reconhecer o seu valor. Que possamos agradecer pela ajudadora que é. Que possamos tê-las como companheiras. Não desperdice a chance de ter uma aliada ao seu lado, quer como mãe, irmã, cônjuge, namorada, amiga, enfim.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

www.francisney.com.br

facebook   instagram Francisney Liberato

Um comentário sobre “Mulher: Quem é você?

  1. Artigo excelente!
    Parabéns, Francisney Liberato!
    Você foi criativo e original. Obrigada pela homenagem, pois Deus maravilhosamente me criou Mulher. Uma Mulher como muitas, que luta com determinação nos princípios da palavra sagrada, para ser uma serva de Deus e do Noso Senhor Jesus Cristo, no seio familiar e sociedade.

    Eis me aqui!

    Abraços fraternal,

    Denise Costa Marques/Mulher-Cristã-Mãe-Avó-Irmã-Amiga-Conselheira/Fonoaudióloga e Psicopedagoga.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s