Feito é Melhor que Perfeito

Por Francisney Liberato

A história do chamado de Moisés relatada no livro do Êxodo capitulo 3 é uma das mais impressionantes que já ouvi. O povo de Israel estava oprimido e sofrendo como escravos no Egito. Deus apresenta-se a Moisés, por intermédio de um arbusto que queimava, mas não se consumia pelo fogo. O convite foi feito para que Moisés fosse o libertador do povo de Israel e que conduzisse o povo para uma terra boa e com fartura.

Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas. Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?”” Êxodo 3:10,11. O episódio do texto continua, Deus desafiando Moisés para ir, em seu nome, que tudo sairia conforme prometido.

Não obstante, a resposta de Moisés foi “Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa”, Êxodo 4:13. Noutras palavras, Moisés estava pedindo para Deus enviasse outro líder, visto que ele não se achava preparado, e qualificado o suficiente para conduzir o povo durante a peregrinação no deserto.

Será que muitas vezes somos iguais a Moisés? Quem sabe imaginamos que não estamos preparados? Muitas pessoas esperam estar plenamente preparadas para fazer algo na vida.

Perfeccionista! Segundo o dicionário eletrônico Dicio, perfeccionista é uma “Pessoa que busca realizar tudo com perfeição; quem age com excelência e com o maior apuro possível. Que se refere ao excesso de perfeição na realização de alguma coisa; relacionado com o perfeccionismo”.

Não espere ser perfeito para fazer algo. Perfeito é Deus e somente ele! Por mais que você estude, trabalhe, etc., jamais saberá de tudo, conhecerá todas as coisas, pois isso é impossível. Sócrates disse: “Quanto mais você sabe, mais você percebe que nada sabe”. Um detalhe interesse é: não se comparar com as outras pessoas, pois sempre encontraremos indivíduos melhores do que nós, e isso pode atrapalhar a nossa motivação. Compare-se consigo mesmo.

Quem pensa muito, faz pouco. Boa parte das pessoas são procrastinadores, ou seja, proteladores, são indivíduos que vivem adiando a execução de suas tarefas. Pensar faz bem, e aliás, muito bem, no entanto, o excesso de pensamentos nos deixa com baixa realização de atividades. Com o tempo, percebemos que ficamos frustrados com a vida, pois produzimos muito pouco, e para ilustrar, seria igual ao cachorro que tenta pegar o rabo.

Faça, e vai se aperfeiçoando. Entendo que é preferível executar tarefas do que não fazer nada! No início, pode ser que até não tenha a perfeição desejada, todavia, o ato de fazer, vai nos moldando, e consequentemente, aperfeiçoando nossos trabalhos e atividades. Não defendo a ideia de fazer de qualquer jeito, ou ainda, fazer por fazer.

Há anos pensava em escrever artigos semanalmente, entretanto isso era apenas pensamentos vazios e teóricos, nada de prática. Então resolvi escrever, e com o tempo, percebi que isso foi me moldando a cada palavra pesquisada e escrita. Ainda continuo aperfeiçoando…

Feito é melhor do que perfeito. Você acha que o Facebook e Instagram estão perfeitos e acabados? Em meu aparelho celular, constantemente recebo mensagens informando-me que estão atualizando os aplicativos, ou seja, estão continuamente fazendo e aperfeiçoando. Deixo a dica: faça sempre atualizações na sua vida, mesmo que ainda não esteja perfeito.

Assim, espero que você faça mais, e pense menos, pois feito é melhor do que perfeito. Apesar de Moisés relutar para não aceitar o desafio de libertar o povo de Israel, ele aceitou e fez, mesmo com falhas, mas fez. Semelhantemente, como Deus ajudou Moisés, ainda hoje ele diz: “Eu estarei com você!” Êxodo 3:12. Lembre-se que o progresso contínuo, planejado e metódico é superior à perfeição.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

www.francisney.com.br

 

2 comentários sobre “Feito é Melhor que Perfeito

  1. Sim meu amigo. Belas palavras para refletir, mas melhor que refletir é agir, pois como vc mesmo diz: “feito é melhor do que perfeito”. E eu concordo com vc pq feito demonstra que eu tentei, mesmo que não tenha conseguido o melhor, mas eu tentei, não é mesmo?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s