Choque térmico e a voz

Por Francisney Liberato

O choque térmico é a mudança radical de temperatura, ou seja, uma variação de temperatura para mais ou para menos, como, por exemplo, brincar embaixo do sol forte e, de repente, entrar em uma piscina de água gelada. Tal choque produz desconfortos em nosso organismo.

Segundo o Dr. Clorivaldo Rocha: “O choque é interpretado pelo corpo como um estresse sofrido pelo organismo. Esse estresse leva a uma série de alterações na cadeia metabólica como, por exemplo, a liberação de citocinas, causando febre ou até mesmo gerando baixa imunidade. A arritmia cardíaca motivada pelo choque térmico pode provocar uma parada ou infarto, levando a morte”.

Ao falarmos em público precisamos zelar pela voz, visto que este é o principal instrumento de trabalho do orador.

Os profissionais da saúde recomendam a ingestão diária e constante de água, pois esta auxilia na hidratação das pregas vocais. No entanto, o consumo de líquidos sob temperaturas extremas pode ocasionar um choque térmico no organismo. A água gelada deixa a voz rouca, além de lesar as pregas vocais.  O ato de beber água gelada, logo após uma xícara de café quente, também pode causar danos às pregas.

E se houver apenas água gelada em sua palestra? Neste caso, como precisamos hidratar a garganta, é salutar que se coloque a água na boca, aguarde 10 segundos, e, em seguida, engula a água. Desta forma, adaptamos a temperatura do líquido à do nosso corpo.

É de suma importância observar essas dicas, visto que nos ajuda a prevenir situações prejudiciais, como a rouquidão, a lesão nas pregas vocais, entre outras.

A água, portanto, é indispensável para o melhor funcionamento da voz, no entanto, não se esqueça: utilize apenas água natural ao falar em público.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo,Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor,Advogado e Contador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s