Choque de Realidade

Por Francisney Liberato

Recentemente fiz uma trilha em Chapada dos Guimarães no estado de Mato Grosso, um lugar singular e com belíssimas paisagens. Depois de caminhar por algum tempo, avistei uma cachoeira, e, sem titubear, mergulhei na água, mas esta estava extremamente gelada.  A reação do corpo, suado e quente, foi imediata; o choque térmico instantâneo. Porém passados os primeiros minutos, o corpo se adaptou ao ambiente.

Essa situação retrata bem o conceito de choque térmico, que é a mudança brusca de temperatura. O choque produz desconfortos ao organismo. Pessoas que possuem certos problemas de saúde, com a abrupta alteração térmica, podem apresentar reações como arritmias cardíacas, alterações metabólicas e pulmonares, ou até mesmo uma parada cardíaca. A adaptação vai depender dos hábitos e condições do organismo.

A cada dia percebo que algumas pessoas precisam receber certos choques. O desempregado precisa sofrer as consequências da falta de dinheiro para não ficar na inércia aguardando que a proposta de emprego bata a sua porta. O estudante necessita, às vezes, receber notas baixas para ir em busca de seus objetivos educacionais. Colaboradores, em alguns momentos, precisam de certa dose de pressão para alcançar as metas do trabalho.

Daniel Goleman afirma: É a sensação de que a vida da gente está em perigo e a gente não pode fazer nada para escapar: é esse o momento em que começa a mudança no cérebro.

No início, o choque até pode causar desconforto e estranheza, mas logo o corpo, a empresa, a vida se adapta. Raras vezes esse choque ocorre por meio de análise da própria vida, de um momento de introspecção.  Normalmente, ele vem de uma situação externa, e, neste caso, o ideal é aguentar firme e aproveitar para fazer as mudanças necessárias.

O choque pode ser radical ou não, isso depende da circunstância em que se está envolvido.  E suas consequências também podem ser boas ou não, depende da maneira como se reage.

Assim, saiba que o esforço da trilha valeu muito à pena. Aprendi que com o choque térmico ocorrem mudança, desconforto e adaptação. Que tal fazermos uma trilha em Chapada dos Guimarães? Que tal fazer uma trilha introspectiva em sua vida e não esperar que circunstâncias externas te obriguem a mudar?

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s