Como falar com credibilidade

Por Francisney Liberato

Segundo o Dicionário eletrônico Houaiss, a palavra credibilidade vem do latim, credibilìtas que significa, acreditar, o que é de confiança. Incorporado no dicionário, traduz-se como atributo, qualidade, característica de quem ou do que é crível; confiabilidade.

Analisando o cenário político, como você visualiza a credibilidade dos políticos e governantes? Interessante notar que quando chega a campanha eleitoral, os candidatos, principalmente os da oposição, se indignam com todos os resultados do atual governo, além de metralhar os cidadãos com promessas de melhorias. Algumas vezes, encontramos propostas das mais absurdas que imaginaríamos ouvir. Mas, no campo da oratória, temos algumas lições para aprender com os políticos, tais como:

Cada pessoa luta com as armas de que dispõe. Assim como na política, na oratória não é diferente, pois, ao falar em público, é necessário conhecer todas as suas armas, conhecimentos, talentos, tudo em que acredita, ou seja, conhecer a si mesmo, com a finalidade de aperfeiçoar o processo de convencimento.

A regra é falar o que as pessoas querem ouvir. Do que vale o político prometer saneamento básico para a população, se o que ela deseja ouvir é o funcionamento do posto de saúde do seu bairro? Não adianta você preparar a melhor palestra sobre a Lei de Licitação Pública, sendo que na realidade, o público-alvo quer ouvir é apenas sobre Fraude em Licitações.

Refletindo, e se todos os políticos discursarem apenas o que a população quer ouvir? Quem seria o vencedor das eleições? Aqui reside o grande segredo, para conquista ou para derrota, a credibilidade. Ela pode mudar a sua carreira, a sua vida, relacionamentos pessoais, enfim, melhorará o seu discurso. Os ouvintes precisam confiar no que você fala. O detalhe é utilizar o ditado de César: “Não basta ser honesto, tem que parecer honesto.”, parafraseando, não basta ter credibilidade, tem que parecer, demonstrar credibilidade nas suas palavras.

 Assim, para convencer e persuadir, e para que sua mensagem seja aceita pelos seus ouvintes, é indispensável transmitir a informação com credibilidade. A credibilidade é um dos fatores fundamentais para o sucesso do perorador.

Francisney Liberato Batista Siqueira é secretário de controle externo, auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, palestrante, professor, coach e mentor, advogado e contador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s