Cuide dos hemisférios

Por Francisney Liberato

Em viagem pelo norte do Brasil, mais precisamente na cidade de Boa Vista, Estado de Roraima, refleti sobre alguns pontos a respeito dos hemisférios.

O Brasil se encontra integralmente dentro no hemisfério ocidental, além do mais, temos mais de 90% do território situado no hemisfério sul, e menos de 7%, como a cidade supracitada, localizada no hemisfério norte.

O que são hemisférios? Imagine o globo terrestre, agora divida-o em quatro partes, cada pedaço representa um hemisfério, que são apresentados como: norte, sul, oriental e ocidental.

Utilizando o exemplo dado pelos hemisférios, podemos fazer uma analogia com a nossa vida. No cérebro sempre há predominância, entre os aspectos racional ou emocional. O ideal é que tivéssemos equilíbrio entre esses dois aspectos, mas não há.

Pode ser que empregamos com frequência o lado esquerdo do cérebro que é o da racionalidade, mas a depender da situação, também utilizamos o lado direito, o emocional.

Nesse contexto, pretendo dizer que é impossível controlar 24h o cérebro racional, pois ocorrendo algo imprevisível, isto pode desencadear o desmoronamento do aparente controle, nos levando ao sequestro dos pensamentos.

Mais de 90% do país está dentro do hemisfério sul, evidenciando a nossa racionalidade, todavia parte do Estado de Roraima encontra-se no hemisfério norte, representando o lado emocional. O problema decorrente desta pequena porção de terra repercute em todo o estado brasileiro, assim como no sequestro neural.

O apóstolo Paulo, em Romanos 7, nos ensinou este dilema, contudo sob o aspecto espiritual, descrevendo: “Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo”.

O que fazer para que o território pequeno não domine o maior? Como prevenir que o hemisfério norte não domine o hemisfério sul? Como controlar o mal que está em mim, e oferecer o bem? Como alcançar o equilíbrio que tanto almejamos?

Destaco que não podemos ser conformados com as circunstâncias negativas que ocorrem neste mundo, como exemplo, a situação caótica da imigração dos venezuelanos na cidade de Boa Vista, pois geram transtornos e desconfortos para o país.

Problemas e dilemas são comuns na vida dos indivíduos, mas saliento que é preciso ter paciência, traquejo, amor ao próximo, equilíbrio, tranquilidade e fé, para alcançarmos os maiores e melhores resultados.

Enfim, dê o melhor de si e cuide dos hemisférios.

Francisney Liberato Batista Siqueira é Secretário de Controle Externo, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Palestrante Nacional, Professor, Coach, Mentor, Advogado e Contador.
http://www.francisney.com.br

Um comentário sobre “Cuide dos hemisférios

  1. É querido, de fato necessitamos equilibrar tanto o hemisfério razão quanto o hemisfério emoção. Pois ambos nos possibilitam fazer e realizar tarefas caridosas, voltadas ao Divino para o nosso proximo e principalmente para conosco mesmos. Não só tendo traquejo, paciencia e tranquilidade, mas acima de tudo a prática da Fé constante em todos os ambitos de nossa vida. Para que possamos sermos sempre grato ao Pai, agindo no bem, para o bem e sendo o verdadeiro bem. Com certeza o resultado será o tão esperado por Deus, que é o simples significado da vida, a prática do Amor.
    Deus te abençoe.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s