Por Francisney Liberato
Sem erros não há acertos. As falhas fazem parte do processo.
Com o ritmo de vida que nós vivemos neste mundo, e por mais que desejemos ser pessoas emocionalmente controladas, ainda buscamos crescer e nos desenvolver a cada dia. Desejamos manter o foco rumo aos nossos objetivos, mesmo assim, ainda é possível que cometamos deslizes e falhas dos quais depois nos arrependemos.
É preciso entender e compreender que somos seres humanos falhos, que temos a tendência de praticar o que é errado e que no fundo do nosso coração não concordamos com atos errôneos.
Porém, por mais que sintamos na prática a situação exposta, não podemos nos acomodar com esse cenário, visto que ele pode se tornar um vício permanente na nossa vida. É preciso lutar e batalhar mesmo quando cometemos falhas.
Ao cometer erros e falhas, jamais devemos nos esquecer de pedir desculpas pelos atos desagradáveis que atingiram não só a nossa vida como também a vida das pessoas que estão ao nosso redor.
Não hesite em pedir desculpas para alguém que você ofendeu. Não se preocupe se a pessoa vai entender o seu pedido ou não; faça a sua parte e fique em paz consigo mesmo.
Não há dinheiro que pague a nossa tranquilidade e a nossa paz. Guardar rancor e mágoas não resolve os problemas, pelo contrário, apenas potencializa coisas ruins e destrói a nossa vida.
Por isso é importante que sejamos seres humanos flexíveis e maleáveis, sendo assim, é provável que saibamos lidar melhor com toda e qualquer situação, tanto as boas como as más.
A flexibilidade é um fator positivo e preponderante em nossa vida, uma vez que ela nos torna seres humanos mais sociáveis e nos impulsiona a tomar atitudes que nem sempre são fáceis de ser conduzidas.
Uma técnica relevante para essa situação é pegarmos uma folha em branco e escrever todos os erros cometidos por nós. Você lista todas as reações negativas e descontroladas que teve, e escreve, para cada reação negativa, pelo menos três ações positivas para corrigir essas falhas, de modo a aprender com elas e mudar de atitude. Faça isso de forma regular em sua vida.
Não há um justo sequer neste mundo. Todos estamos propensos a cometer falhas e erros. Temos uma natureza de descontrole emocional. Buscar o autocontrole é uma atitude louvável. A caminhada não será fácil, porém, é possível amadurecer o controle emocional.
Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 25 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.
Portfólio de cursos e palestras: https://francisneyliberato.my.canva.site/

