Aplique o foco

Por Francisney Liberato

A partir do momento em que mantemos o foco, todas as outras coisas se tornam irrelevantes, e com isso, alcançamos o sucesso.

Ter foco nos ajuda a aprimorar o nosso autocontrole. Devido à correria da vida, muitas vezes não nos organizamos e não direcionamos a nossa força e energia para ter foco.

Não adianta “fazer muita coisa” e não realizar nada. O foco nos liberta para ter uma vida mais executiva e menos procrastinadora.

Imagine uma lente de uma câmera que temos a possibilidade de direcionar para vários ambientes e lugares, porém optamos por escolher um ponto específico. Foco é dizer sim para o que desejamos e não para aquilo que não nos interessa no momento.

O foco é dinâmico. São opções feitas pelo ser humano para sua realização, com base no seu planejamento estruturado.

Para evoluir e colaborar com o autocontrole é preciso que cada um de nós utilizemos o foco para dirimir problemas e dificuldades, além de alcançar os nossos objetivos e sonhos.

O autocontrole sem a utilização do foco é vazio e sem sentido. O foco é a parte executiva do autocontrole.

As mídias e redes sociais têm um poder gigantesco para nos tirar o foco. Tudo aquilo que nos atrapalha de atingir os nossos sonhos e objetivos não pode fazer parte da nossa vida cotidiana.

Se desejar passar na prova do Enem, esse tem que ser o seu foco e deve estar bem calibrado. Você deve dedicar todas as suas forças e energias para estudar, memorizar, planejar, ler histórias de pessoas que já conseguiram, montar estratégias de aprovação, mapas mentais, utilizar técnicas de aprovação, fazer exercícios e simulados etc. Para atingir esse objetivo, é indispensável que deixemos de lado todos aqueles fatores e atividades acessórias que nos furtam o tempo, para que possamos concentrar nossa força e energia no estudo e na prova em questão.

Vale ressaltar que quando é definido um objetivo e o foco para conquistar os sonhos nós dizemos sim para o que desejamos, entretanto, outras possibilidades são deixadas momentaneamente para trás. Do contrário, não conseguiremos realizar nada.

Steven Paul Jobs, inventor, empresário e magnata americano no setor da informática, disse: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”.

Precisamos de foco. Precisamos concentrar-nos. Precisamos organizar os nossos pensamentos. Precisamos planejar. Precisamos estruturar a nossa vida. Precisamos manter a força de vontade para atingir os nossos objetivos. Precisamos gerenciar melhor as nossas emoções. Precisamos controlar a nossa vida e os nossos impulsos.

Com foco, podemos ter a nitidez dos nossos sonhos. É persistir para alcançar um sonho definido. É o nosso centro. É o nosso ponto de convergência.

Aplicando o foco em nossas vidas, vamos evitar a utilização de respostas automáticas emocionais. Com isso, teremos a possibilidade de equilibrar razão e emoção.

Enfim, que possamos planejar a nossa vida, manter a concentração e disciplina naquilo que é importante, isto é, manter o nosso foco; vá para a ação, dê continuidade aos seus sonhos e objetivos. Teremos sim um autocontrole executivo quando incluímos o foco nessa parceria. Lembre-se: “O seu foco é a sua realidade” (Yoda).

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 25 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.

Portfólio de cursos e palestras: https://francisneyliberato.my.canva.site/

http://www.francisney.com.br

Entre no meu canal do TELEGRAM: clique_aqui

Instagram: clique-aqui

YouTube: clique_aqui

Facebook: clique-aqui

Spotify: clique_aqui

Saiba mais sobre o autor: clique-aqui

Deixe um comentário